
A Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria de Promoção da Saúde (Semus) abriu nesta terça-feira, dia 30, o serviço de Acolhimento e Informações ao usuário do SUS (AIUS). A estrutura está localizada na sala 17, do Centro de Saúde Rosania Machado Pereira, na Rua Dois de Setembro, 1.212, bairro Itoupava Norte. Os atendimentos ocorrem de forma presencial, de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h - sem fechar ao meio-dia.
No setor, os usuários podem buscar orientações, sanar dúvidas sobre consultas, cirurgias e exames feitos na rede pública. No local, inicialmente quatro servidores estarão disponíveis para levar informações sobre os procedimentos aos moradores que aguardam atendimento na cidade. Para o morador da cidade ter acesso as informações, basta apresentar um documento oficial – preferencialmente o CPF.
O Prefeito Mário Hildebrandt destaca a importância do serviço. “O compromisso do nosso governo é, e se sempre será, cuidar da vida das pessoas e isso passa pela transparência no atendimento. Orientar, sanar dúvidas e mostrar o caminho certo para o paciente conseguir o atendimento que precisa”, afirma.
“Nós estamos acolhendo o blumenauense para atender de forma mais humanizada. A gente sabe que os usuários têm dúvidas sobre a logística e processos para atendimento na rede pública e o nosso papel é orientá-los da melhor maneira”, afirma o secretário de Promoção da Saúde, Marcelo Lanzarin.
Centro de Saúde Rosania Machado Pereira completa 11 anos
No último dia 19 de agosto, o Centro de Saúde Rosania Machado Pereira completou 11 anos de atividades, em Blumenau. Os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) encontram na mesma estrutura, a Farmácia de Alto Custo, a Farmácia Solidária, o Serviço de Atenção Integral às Pessoas em Situação de Violência Sexual (Savs), o Banco de Leite Humano, o Programa de Combate à Dengue, o setor para pacientes que precisam de Tratamento Fora de Domicilio (TFD) e a Ouvidoria do SUS. No Local, também são feitas palestras para manipuladores de alimentos que precisam da Carteira de Saúde, fornecida pelo Serviço de Vigilância Sanitária.
Em 2011, quando o serviço foi entregue à comunidade eram ofertados aproximadamente 10 serviços no prédio. Atualmente, a Prefeitura de Blumenau reúne no mesmo local cerca de 15 setores ligados a área da Saúde. A Secretaria de Promoção da Saúde estima que mensalmente cerca de 30 mil blumenauenses acessam o Centro de Saúde em busca de atendimentos das mais diversas áreas.
Assessor de Comunicação: João Vitor Korc
postada em 30/08/2022 14:28 - 1497 visualizações
Fotos
-
Foto: Eraldo Schnaider
-
Foto: Eraldo Schnaider
-
Foto: Eraldo Schnaider
-
Foto: Eraldo Schnaider
-
Foto: Eraldo Schnaider
-
Foto: Eraldo Schnaider
Mais notícias parecidas com Blumenau passa a oferecer serviço de acolhimento e informações ao usuário do SUS
Prefeitura de Blumenau dá início às roçadas nas unidades e serviços de saúdeSaúde fará vacinação nos AGFs Garcia, Velha e Itoupava durante o feriado de Páscoa
ESF Vereador Augusto César Viana promove sábado especial de atendimento à população neste dia 12
Combate à dengue: Blumenau reforça aplicação do fumacê na região do Garcia