Google+


Blumenau inicia distribuição das doses de reforço contra Covid-19
O imunizante estará disponível em todas as salas de vacina, nos próximos dias.

Foto: Marcelo Martins

A Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria de Promoção da Saúde (Semus) iniciou na manhã desta quinta-feira, dia 26, a distribuição das vacinas de reforço - 3ª e 4ª dose contra a Covid-19 para o público definido na Nota Técnica nº 34, do Ministério da Saúde (MS). Inicialmente, a população terá acesso aos imunizantes nos Ambulatórios Gerais da Família (AGF) na tarde desta quinta e a partir de segunda-feira, dia 30, em mais de 30 salas de vacina das unidades Estratégia Saúde da Família (ESF).

Neste sábado, dia 28, os AGFs Velha e Garcia também estarão com as salas de vacina à disposição dos moradores. O objetivo do município é permitir acesso aos imunizantes para ampliar a cobertura vacinal e minimizar a circulação de doenças na cidade. Das 8h às 17h poderá ser feita aplicação de vacinas contra a Covid-19 e outras doenças.

A lista com as unidades que possuem sala de vacina ativa está disponível em blumenau.sc.gov.br/salasdevacina. Em Blumenau, as vacinas contra a Covid-19 não precisam de agendamento. Em dias úteis, o horário das salas de vacina dos AGF's é das 8h às 18h (com distribuição de senhas até 17h).

Públicos, documentação e locais de aplicação da vacina contra a Covid-19:

Primeira dose para pessoas acima de 5 anos: aplicação acontece nas unidades AGF e unidades ESF com sala de vacina ativa. Apresentar carteira de vacinação e documento de identificação com foto. Menores de 18 anos devem estar acompanhados do responsável legal (pai, mãe ou tutor legal mediante documento oficial) ou pessoa adulta com autorização assinada pelos responsáveis legais - conforme modelo disponível em bit.ly/declaracaovacina.

Segunda dose: é destinada a pessoas que já receberam a primeira dose da vaicna e estejam no prazo para a segunda dose. Estas pessoas, inclusive aquelas com a vacina atrasada, devem procurar uma das unidades ESF e AGF com sala de vacina ativa. Levar carteira de vacinação e documento de identificação com foto.

Dose de reforço: é direcionada a pessoas acima de 18 anos que receberam a segunda dose da vacina há mais de quatro meses. No caso de gestantes e puérperas, o prazo para a dose de reforço é de quatro meses. A vacinação acontece nas unidades ESF e AGF com sala de vacina ativa. Levar carteira de vacinação e documento de identificação com foto.

Quarta dose: é destinada a pessoas acima de 60 anos que já receberam o primeiro reforço (3ª dose) há mais de 4 meses. A quarta dose também é destinada a pessoas acima de 12 anos imunocomprometidas, que receberam a 3ª dose há mais de 4 meses, não há necessidade de agendamento. A relação das doenças contempladas está disponível em bit.ly/publicosvacina. É necessário apresentar declaração médica comprovando a condição. A aplicação acontece nas unidades AGF e unidades ESF com sala de vacina ativa.



postada em 26/05/2022 11:37 - 2072 visualizações



Fotos
  • Foto: Marcelo Martins