Google+


Blumenau contra a dengue: mais de 3 mil pneus sem uso foram recolhidos de janeiro a novembro deste ano
Campanha tem o objetivo de prevenir a proliferação do mosquito Aedes aegypti no município

A Prefeitura de Blumenau, por meio do Serviço de Combate e Prevenção à Dengue da Secretaria de Promoção da Saúde (Semus), realizou o recolhimento de mais de 3 mil pneus sem uso de janeiro a novembro deste ano. A ação tem o objetivo de conscientizar a população sobre a importância de descartar corretamente os pneus usados e prevenir a proliferação do mosquito Aedes aegypti. A iniciativa demonstra o compromisso da cidade com a saúde pública e é fundamental para eliminar um dos principais criadouros do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.

A equipe do Programa de Combate à Dengue segue à disposição da população para atender aos pedidos e realizar o recolhimento dos pneus em diversos pontos da cidade. Para solicitar o recolhimento basta entrar em contato pelo telefone (47) 3381-7775.

Eleandra Casani, coordenadora do Serviço de Combate e Prevenção à Dengue, agradece a todos que colaboraram com a ação. “É muito importante que a população continue nos auxiliando no combate à dengue. Com a chegada do verão esses cuidados são ainda mais cruciais, pois o tempo quente e chuvoso favorece o surgimento de novos focos do mosquito. Vamos fazer a nossa parte e evitar a propagação dessa doença, garantindo mais saúde para todos.”

A secretária de Promoção da Saúde, Jaqueline Mocelin, destaca a importância da parceria com a população para o sucesso da campanha. “Agradecemos a todos que colaboraram com o recolhimento desses mais de 3 mil pneus. Essa ação demonstra a consciência ambiental da nossa comunidade e contribui significativamente para a prevenção da dengue e outras arboviroses em nossa cidade.”

Evite a proliferação do mosquito
Além da ação de recolhimento dos pneus, a equipe de combate à dengue segue vistoriando locais com possíveis focos do mosquito e ressalta a importância da continuidade dos cuidados por parte da comunidade. Ações de controle, como eliminar água parada de todos os recipientes; evitar pratos nos vasos de plantas; guardar garrafas com o gargalo virado para baixo; manter as lixeiras tampadas; deixar os depósitos de água sempre vedados; evitar plantas como as bromélias, pois acumulam água; e tratar piscinas com cloro e limpar uma vez por semana são alguns exemplos. 

Manter ralos cobertos com telas de malha fina; lavar recipientes com depósito de água, como potes de comida e água dos animais, com escova ou esponja e detergente, no mínimo uma vez por semana; retirar a água acumulada em lajes; dar descarga com frequência em banheiros pouco usados; manter fechada a tampa do vaso sanitário e evitar acumular entulho, também são ações que contribuem para o controle da proliferação do mosquito.

 

Assessora de comunicação: Elaine Malheiros



postada em 28/11/2024 10:29 - 415 visualizações



Fotos
  • Foto: Eraldo Schnaider
  • Foto: Eraldo Schnaider
  • Foto: Eraldo Schnaider
  • Foto: Eraldo Schnaider
  • Foto: Eraldo Schnaider
  • Foto: Banco de imagens/Semus