Google+


Blumenau aplicou cerca de 10 mil imunizantes no dia D de vacinação contra a gripe, sarampo e outras doenças
Campanhas contra a gripe e o sarampo seguem até o dia 3 de junho, mediante agendamento.

Neste sábado, dia 30, aconteceu o dia D das campanhas de vacinação contra a gripe e o sarampo, do Ministério da Saúde (MS). Em Blumenau, a Secretaria de Promoção da Saúde (Semus) aplicou cerca de 10 mil vacinas em um único dia. Destas, aproximadamente 7 mil foram aplicadas contra a gripe e cerca 2 mil contra o sarampo em diversos públicos. Além disso, outras 1 mil vacinas foram aplicadas em pessoas que aproveitaram a oportunidade para colocar o esquema vacinal em dia. Foram aplicados cerca de 20 tipos de vacinas contra as mais diversas doenças.

Novas vagas para agendamento
Quem não conseguiu participar do dia D terá nova oportunidade de se vacinar durante a semana. Isso porque, a Prefeitura de Blumenau disponibilizará a partir desta segunda-feira, dia 2 de maio, às 7h, novas vagas para aplicação entre segunda e sexta-feira, dias 2 a 6, nas unidades Estratégia Saúde da Família (ESF) e Ambulatórios Gerais da Família (AGF) com sala de vacina ativa.

O agendamento das vacinas contra a gripe e o sarampo pode ser feito de forma on-line pelo site da Prefeitura - bit.ly/VacinaBlumenau - ou pelo aplicativo Pronto Mobile para usuários com smartphones iOS. A Prefeitura ainda aguarda aprovação do Google para liberar o app na plataforma Android. As pessoas também podem fazer a marcação da vacina por telefone, junto às unidades de saúde.

Conforme os horários são preenchidos, o sistema retira a respectiva unidade da lista de locais disponíveis. Assim que um novo quantitativo de doses é disponibilizado, os locais voltam a ser exibidos para que os usuários façam o agendamento. No caso dos trabalhadores da saúde, um mesmo agendamento vale para as duas vacinas (gripe e sarampo).

As duas campanhas contra a gripe e o sarampo que iniciaram no dia 4 de abril seguem até o dia 3 de junho. Caso estejam no prazo, essas pessoas também poderão receber a vacina de reforço contra a Covid-19, já que não há mais necessidade de cumprir intervalo entre os dois imunizantes.

A lista com as unidades que possuem sala de vacina ativa está disponível em blumenau.sc.gov.br/salasdevacina. Por uma questão técnica, o AGF Fortaleza não faz parte das campanhas contra gripe e sarampo.

Públicos da Campanha de Vacinação contra a Gripe de 2022:
- Idosos com 60 anos ou mais;
- Trabalhadores da saúde;
- Crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias;
- Gestantes e puérperas;
- Povos indígenas;
- Professores;
- Pessoas com comorbidades;
- Pessoas com deficiência permanente;
- Caminhoneiros;
- Trabalhadores do transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e
de longo percurso;
- Trabalhadores Portuários;
- Forças de segurança e salvamento e forças Armadas;
- Funcionários do sistema prisional;
- População privada de liberdade e adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas.

Públicos da Campanha de Vacinação contra o Sarampo de 2022:
- Trabalhadores da saúde.
- Crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias.


Assessor de Comunicação: João Vitor Korc



postada em 01/05/2022 15:42 - 984 visualizações



Fotos