Google+


Blumenau amplia vacinação contra gripe e sarampo para crianças menores de 12 anos e trabalhadores da saúde em geral
Aplicação acontece nas salas de vacina do município, sem necessidade de agendamento.

A partir desta sexta-feira, dia 27, a Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria de Promoção da Saúde (Semus), amplia a vacinação contra a gripe e sarampo. Assim, crianças de 6 meses a menores de 12 anos e trabalhadores da saúde em geral poderão se imunizar. A aplicação segue nas cercas de 40 unidades Estratégia Saúde da Família (ESF) e Ambulatórios Gerais da Família (AGF) com sala de vacina ativa.

A orientação sobre a ampliação dos grupos prioritários foi anunciada pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica do Estado por meio do Oficio Circular nº 60/2022, na noite da última quinta-feira, dia 26. A decisão foi motivada pela grande quantidade de vacinas disponíveis e a baixa procura dos grupos prioritários até o momento. A ação visa ampliar a cobertura vacinal contra as doenças e reduzir a sobrecarga sobre os serviços de saúde provocados pelos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave.

Com a mudança, todos os trabalhadores de saúde serão contemplados. Entre eles médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, biólogos, biomédicos, farmacêuticos, odontologistas, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, profissionais de educação física, médicos veterinários e seus respectivos técnicos e auxiliares - independente da atuação em estabelecimentos de assistência e vigilância em saúde.

A relação das unidades que possuem sala de vacina ativa está disponível em blumenau.sc.gov.br/salasdevacina. Pessoas acima de 12 anos não precisam respeitar intervalo de 15 dias entre aplicação das vacinas contra gripe e Covid-19.

Públicos da Campanha de Vacinação contra a Gripe de 2022:
- Idosos com 60 anos ou mais;
- Trabalhadores da saúde em geral;
- Crianças de 6 meses a menores de 12 anos;
- Gestantes e puérperas (mães até 45 dias após o parto);
- Indígenas;
- Professores;
- Pessoas com comorbidades;
- Pessoas com deficiência permanente;
- Caminhoneiros;
- Trabalhadores do transporte coletivo;
- Trabalhadores portuários;
- Forças de segurança e salvamento e forças Armadas;
- Funcionários do sistema prisional;
- População privada de liberdade e adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas.

Públicos da Campanha de Vacinação contra o Sarampo de 2022:
- Trabalhadores da saúde em geral;
- Crianças de 6 meses a menores de 12 anos;

Cobertura vacinal contra gripe
Até esta quinta-feira, dia 26 de maio, foram aplicadas pouco mais de 26 mil vacinas contra a gripe em idosos acima de 60 anos, o número representa apenas 49% de um público de mais 53 mil pessoas. Apenas 4,3 mil trabalhadores da saúde buscaram o imunizante, o que representa apenas 54% de um total de 8 mil trabalhadores.

Entre as pessoas com comorbidades, foram aplicadas 3,7 mil doses, o que representa 22% de um público de mais de 16 mil pessoas. Foram vacinadas ainda 4,7 mil crianças de um total de 19 mil, o que representa apenas 24% de cobertura vacinal. Entre os professores, apenas 1 mil se vacinaram, de um público total de 5,9 mil profissionais, o que representa 17% de cobertura.

Aplicação contra o Sarampo
Na campanha contra o sarampo, até o dia 26 de maio, apenas 4,2 mil trabalhadores da saúde receberam a vacina, o que também preocupa as equipes de saúde do município. Já entre as crianças de 6 meses e menores de 5 anos, cerca de 5 mil foram vacinadas, o que representa apenas 25% de cobertura para este público.

Assessor de Comunicação: João Vitor Korc



postada em 27/05/2022 11:11 - 835 visualizações



Fotos