
Desde o início do ano, 621 bebês prematuros foram beneficiados com o serviço do Banco de Leite Humano (BLH) de Blumenau, que é referência no Médio Vale do Itajaí. O serviço, disponibilizado pela Secretaria de Promoção da Saúde (Semus), contou com a contribuição de 170 mulheres, que doaram, de janeiro de abril de 2025, 573 litros de leite materno. A quantidade foi distribuída entre os hospitais Santo Antônio e Santa Catarina, aqui do município, e o Azambuja, de Brusque.
O serviço prestado pelo BLH há 26 anos vai além da doação de leite. A estrutura conta com enfermeiras, técnicas de enfermagem, médica-pediatra, psicóloga, odontopediatra, farmacêutica bioquímica e agente administrativo. O balanço realizado pela Semus no mesmo período mostra que o atendimento integrado acolheu mais 1,5 mil mulheres, justamente nos momentos em que as mães estão com muitas dúvidas em relação aos cuidados com a criança.
Em comemoração às mães doadoras de 2025, para agradecer pela contribuição para o bem-estar dos bebês prematuros, o BLH fará um café na próxima segunda-feira, dia 19, a partir das 9h, na sala 12 do Centro de Saúde Rosânia Pereira Machado, na Rua 2 de Setembro, 1.212, bairro Itoupava Norte.
“O encontro será uma singela homenagem a essas mães extraordinárias, cujo gesto de amor nutre a vida e fortalece o futuro de nossa cidade. Este serviço essencial demonstra o impacto positivo da dedicação dos nossos profissionais e da solidariedade da comunidade”, afirma o secretário de Promoção da Saúde, Douglas Rafael.
Quero doar
Para se tornar uma doadora, a mulher deve entrar em contato com o Banco de Leite Humano de Blumenau de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Caso prefira o atendimento pelo Whatsapp, o contato é o (47) 3381-7570. Após o cadastro, a equipe do Banco de Leite agenda uma visita na casa da doadora para passar as instruções sobre o processo de extração e conservação do leite.
Semanalmente, a equipe do BLH visita as doadoras, recolhe o leite doado e leva o material necessário para a doação, como frascos esterilizados, touca e máscara, e presta todas as orientações necessárias sobre a coleta e o armazenamento do líquido. O leite doado é pasteurizado, analisado e submetido a um rigoroso controle de qualidade para garantir a recuperação e o desenvolvimento dos bebês, porque o líquido possui anticorpos e outros organismos que fortalecem o sistema imunológico da criança.
A coordenadora do espaço, Cristiana Menezes, diz que o leite materno doado contribui com a saúde e o desenvolvimento, sobretudo, dos bebês prematuros. "Além disso, a produção de leite humano obedece à lei da demanda, ou seja, quanto mais leite é retirado (para doação ou sugado pelo bebê), mais é produzido”, esclarece.
Critérios para doação
O Ministério da Saúde preconiza que a mãe e o bebê devem ser saudáveis e não terem problemas com a amamentação. A candidata não pode ser fumante e usuária de álcool ou drogas ilícitas, ou, ainda, medicamentos incompatíveis com a amamentação; e deve apresentar os exames pré e pós-natal, compatíveis com a doação de leite humano.
Assessora de comunicação: Elaine Malheiros
postada em 15/05/2025 11:25 - 291 visualizações
Fotos
Mais notícias parecidas com Banco de Leite Humano de Blumenau auxilia mais de 600 bebês prematuros graças à solidariedade das mães doadoras
Blumenau apresenta dois trabalhos em evento nacional de saúde públicaAuriculoterapia gratuita no AGF Centro auxilia quem deseja parar de fumar
Servidoras da Prefeitura de Blumenau são homenageadas no Prêmio Profissional Destaque de Enfermagem
Saúde: saiba onde buscar atendimento e vacinação no fim de semana