Google+


Atendimento às mulheres terá horário ampliado no Outubro Rosa
Nesta 1ª semana do mês, consultas e exames poderão ser feitas no Caism até às 21h.

Para marcar o Outubro Rosa, mês da campanha mundial de conscientização sobre câncer de mama e câncer de colo de útero, a Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria de Promoção da Saúde (Semus), terá ações de atendimento ampliado para as mulheres nas unidades de saúde.

Durante a primeira semana de outubro, entre os dias 1º e 4, ações de conscientização, além de consultas de enfermagem em saúde da mulher, realização de preventivo e solicitação de mamografia poderão ser feitas das 17h até as 21h no Centro de Atenção Integrado à Saúde da Mulher (Caism) de Blumenau.

As agendas estarão preparadas para atender no horário estendido e ao longo do mês de Outubro e outras unidades também terão agendas alternativas, inclusive aos sábados, para realizar esse atendimento voltado à saúde da mulher. As pacientes podem consultar a programação na sua ESF ou ambulatório geral da sua região.

No Caism as marcações podem ser feitas presencialmente e pelo telefone 3381-7821. Para a realização do atendimento é importante que a mulher tenha em mãos um documento de identidade, seus cartão do SUS e comprovante de residência (ou declaração). Para realizar o preventivo é necessário que a mulher mantenha sua higiene habitual; não esteja menstruada nem tenha feito uso de cremes ou duchas vaginais; e ainda evite manter relação sexual 48 horas antes da realização do exame.

Na Políclínica Lindolf Bell, a equipe fará ações de conscientização nas salas de espera, ao longo do mês, sobre a doença. O objetivo é alertar as mulheres e a comunidade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce dos cânceres de mama e colo do útero.

 “A questão de conhecer o seu corpo e perceber alterações é muito importante para o diagnóstico precoce do câncer. Mas a mulher precisa cuidar da sua saúde o ano todo, com informações e cuidados, para prevenir doenças”, afirma a responsável pela Política Municipal da Saúde da Mulher, Elisandra Dall' Agnol. De acordo com dados do Ministério da Saúde, 137 diagnósticos de neoplasia maligna da mama foram realizados em Blumenau no ano passado. Em 2019, até setembro, foram 54 novos casos.  

O Caism
A unidade realiza a promoção da qualidade de vida da população feminina, estimulando a corresponsabilidade, ampliando os conhecimentos sobre seus direitos na área da saúde, sexualidade e cuidados com o corpo, além de desenvolver ações específicas de prevenção, tratamento e reabilitação para as mulheres.

Na unidade são feitos de procedimentos e diagnósticos mais avançados, como colposcopia e biópsia, tratamento e, quando necessário, encaminhamento para cirurgia ginecológica. Além disso, também auxilia na inserção de Dispositivo Intrauterino (DIU), nos casos em que o serviço não possa ser oferecido nos ESFs. O Caism funciona anexo ao Ambulatório do Centro, na Rua República Argentina, 2.077, bairro Ponta Aguda.

Assessora de Comunicação: Marília Prado

 



postada em 30/09/2019 16:25 - 866 visualizações



Fotos