
“É muito gratificante poder doar”. Assim, a mamãe Camila Cristina Reeck Backmann começou o depoimento durante o café da manhã organizado pelo Banco de Leite Humano (BLH) de Blumenau nesta segunda-feira, dia 19. O encontro teve o objetivo de agradecer a solidariedade das 170 mulheres que doaram leite materno de janeiro a abril de 2025 e mostrar para as mães toda a estrutura e trabalho da equipe do BLH.
Desde o início do ano, 621 bebês prematuros foram beneficiados graças à solidariedade das doadoras que, juntas, doaram 573 litros de leite materno.
E o depoimento da Camila segue: “O que mais me incentivou foi uma prima que nasceu prematura de 34 semanas e ficou 28 dias na UTI. Vê-la naquele estado, necessitando de leite e eu tendo tanto para doar, foi o que me abriu os olhos”, compartilha.
Já a mãe Valesca Grotmann Santos conta que está doando leite materno pela primeira vez, desde a terceira semana de vida do filho. “É muito legal saber que a gente pode ajudar. Eu tenho muito leite e é muito bom poder doar, ajudar as outras pessoas, mesmo sem saber quem a gente está ajudando. E estar aqui hoje, conhecendo toda a estrutura e a equipe que faz acontecer é muito gratificante”.
A coordenadora do Banco de Leite Humano de Blumenau, Cristiana Menezes, diz que o leite materno doado é fundamental, “especialmente para os bebês prematuros, que nascem com sistemas imaturos e necessitam dessa proteção extra”.
O secretário de Promoção da Saúde, Douglas Rafael, expressou a gratidão às mães doadoras. “Este encontro é uma singela homenagem a essas mães extraordinárias que fazem o serviço do Banco de Leite Humano ser a referência que é. Muito obrigado a todas vocês”.
Faça a diferença
Para se tornar uma doadora, a mulher deve entrar em contato com o Banco de Leite Humano de Blumenau de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Caso prefira o atendimento pelo Whatsapp, o contato é o (47) 3381-7570. Após o cadastro, a equipe do Banco de Leite agenda uma visita na casa da doadora para passar as instruções sobre o processo de extração e conservação do leite.
Semanalmente, a equipe do BLH visita as doadoras, recolhe o leite doado e leva o material necessário para a doação, como frascos esterilizados, touca e máscara, e presta todas as orientações necessárias sobre a coleta e o armazenamento do líquido. O leite doado é pasteurizado, analisado e submetido a um rigoroso controle de qualidade para garantir a recuperação e o desenvolvimento dos bebês, porque o líquido possui anticorpos e outros organismos que fortalecem o sistema imunológico da criança.
Critérios para doação
O Ministério da Saúde preconiza que a mãe e o bebê devem ser saudáveis e não terem problemas com a amamentação. A candidata não pode ser fumante, usuária de álcool ou drogas ilícitas, ou, ainda, de medicamentos incompatíveis com a amamentação; e deve apresentar os exames pré e pós-natal, compatíveis com a doação de leite humano.
Assessora de comunicação: Elaine Malheiros
postada em 19/05/2025 15:11 - 414 visualizações
Fotos
-
Foto: Marcelo Martins
-
Foto: Marcelo Martins
-
Foto: Marcelo Martins
-
Foto: Marcelo Martins - foto da mamãe Valesca
-
Foto: Marcelo Martins - foto da mamãe Camila
Mais notícias parecidas com Amor que nutre: mães falam da importância da doação de leite humano em Blumenau
Blumenau apresenta dois trabalhos em evento nacional de saúde públicaAuriculoterapia gratuita no AGF Centro auxilia quem deseja parar de fumar
Servidoras da Prefeitura de Blumenau são homenageadas no Prêmio Profissional Destaque de Enfermagem
Saúde: saiba onde buscar atendimento e vacinação no fim de semana