Google+


Ambulatórios de Blumenau terão horário ampliado para vacinação da gripe
Salas irão atender por agendamento até as 20h. Índice baixo entre crianças preocupa.

A partir desta terça-feira, dia 26, os sete Ambulatórios Gerais (AG) de Blumenau ampliarão o funcionamento das salas de vacinação até as 20h. A ação se estende até o dia 5 de junho, data prevista para o término da Campanha Nacional de Vacinação contra influenza.

A extensão do horário é uma ação da Secretaria de Promoção da Saúde (Semus) para proporcionar mais opções para a população fora do horário comercial, bem como o alcance das metas de vacinação dos grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde. À exceção dos idosos, que integravam o primeiro público-alvo da campanha, e que já contabilizam mais de 100% da meta, os demais grupos ainda estão abaixo dos 90% estipulados pelo MS.

Das quase 20 mil crianças maiores de seis meses e menores de seis anos que precisam estar protegidas, apenas cerca de 40% já tomaram a vacina este ano. “Os pais precisam se conscientizar e levar nossas crianças até uma sala de vacina. O inverno está chegando, os vírus estão circulando, temos atualmente a situação do coronavírus, então quanto mais imunizadas as pessoas estiveram, melhor para a saúde de todos”, avaliou o Secretário da Semus, Winnetou Krambeck.

Agendamento deve ser feito online

Para garantir o espaçamento entre um atendimento e outro e evitar aglomerações durante a pandemia da Covid-19, o agendamento on-line vem sendo realizado pela Semus desde o início da campanha de vacinação.

As agendas estão disponíveis para marcação, que pode ser feita acessando o aplicativo Pronto Mobile, pelo link disponibilizado no site da Prefeitura, ou ainda por contato telefônico com a unidade de saúde. O App pode ser baixado gratuitamente nas lojas Android e IOS.

Além dos sete AGs, outras 27 unidades de Estratégia Saúde da Família estão com horários disponíveis para marcação da vacina. A agenda das ESFs é reduzida, em relação aos AGs, conforme horário de funcionamento.

No momento da marcação on-line, o usuário deverá selecionar a qual grupo pertence e estar ciente da obrigação de apresentação de documento que comprove a situação. A Semus orienta ainda que as pessoas que forem até a unidade, tenham em mãos documento que comprove a condição para a vacinação, a carteira de vacinação e que esteja usando máscara.

Ação de intensificação aos sábados

No último sábado, dia 23, 14 unidades abriram das 8h às 17h, para vacinação em Blumenau. Mais de 1,5 mil pessoas foram vacinadas, entre elas 552 crianças. Foram aplicadas 1.483 doses da vacina contra Influenza e outras 787 doses de outras imunizações.

No próximo sábado, dia 30, as salas de vacina dos AGs da região dos bairros Velha e Garcia estarão atendendo das 8h às 11h30, para vacinar as pessoas que fazem parte dos grupos prioritários, conforme abaixo.

 

Confira os grupos da 3ª etapa e comprovantes necessários:

- Crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade: (5 anos 11 meses e 29 dias): documento de identidade com CPF

- Pessoas com deficiência: laudos ou declarações médicas; comprovação do Benefício de Prestação Continuada (BPC) ou documento de aposentadoria da pessoa com deficiência

- Gestantes: resultado de teste de gravidez positivo ou carteirinha de gestante 

- Puérperas até 45 dias: documento que comprove a gestação como certidão de nascimento, cartão da gestante, documento do hospital onde ocorreu o parto, entre outros

- Adultos de 55 a 59 anos de idade: documento de identidade

- Professores das escolas públicas e privadas: último holerite



postada em 26/05/2020 15:44 - 929 visualizações



Fotos