
Durante esta semana, os agente de combate a endemias da Secretaria de Promoção da Saúde de Blumenau (Semus) estarão visitando o entorno do Parque Vila Germânica, bem como imóveis localizadas no bairro Itoupava Seca. Blumenau tem atualmente 280 focos do mosquito Aedes aegypti, que transmitem dengue, zika e chikungunya, e muitos novos focos com larvas têm sido encontrados nessas regiões.
A coordenadora do Programa, Eleandra Casani, reforça a importância de receber os agentes nas residências e também dos cuidados que cada pessoa pode ter para eliminar focos do Aedes em suas casas e no seu entorno. “É importante que a população nos ajude eliminando possíveis reservatórios de água, onde o mosquito possa depositar o ovo, já que este fica ativo no ambiente por até 1 ano e 2 meses, podendo virar larva. Desde pneus a tampinhas plásticas e cascas de ovo, pedimos que fiquem atentos e em caso de dúvida façam contato por meio da Ouvidoria da Saúde, no 156, opção 2.”
Para ter certeza de que você está recebendo a visita de um agente da Prefeitura, confira na galeria os servidores que realizam esse trabalho: https://www.blumenau.sc.gov.br/galeria/301. Durante as férias coletivas da Prefeitura, o Programa de Combate à Dengue, da Vigilância Epidemiológica, irá manter suas atividades de verificação das armadilhas e tratamento de focos do mosquito de forma escalonada.
Prevenção constante
Ações educativas de prevenção são constantes em empresas e escolas da cidade, além da capacitação de equipes de agentes comunitários de saúde na prevenção. Ações de intensificação no combate à proliferação do mosquito também foram realizadas nos meses de julho e agosto, em parceria com soldados do 23º Batalhão do Exército de Blumenau (23º BI), bem como com a Defesa Civil do município.
Além dos focos, que são constantemente monitorados pelos agentes de endemia da Semus, também faz parte do trabalho de prevenção e combate o acompanhamento constante das 1.652 armadilhas e dos 358 pontos estratégicos, que são locais mais propícios ao aparecimento do mosquito, como os próprios cemitérios, transportadoras, comércios de ferro velho e borracharias.
Desde o início deste ano foram registrados 13 casos da doença no município, sendo 3 autóctones, ou seja, contraídos em Blumenau, e outros 10 casos importados. Em 2018, foram registrados dois casos de dengue e um de chikungunya, todos importados.
Assessora de Comunicação: Marília Prado
postada em 16/12/2019 10:34 - 709 visualizações
Fotos
Mais notícias parecidas com Agentes de combate à dengue farão ação em bairros com mais focos
Vigilância retoma calendário de palestras sobre manipulação de alimentosFarmacêuticos do Cedap participam de capacitação do Ministério da Saúde
Blumenau registrou mais de 1.300 focos do Aedes aegypti em 2020
Inscrições para residência em medicina de família encerram no próximo sábado