Google+


Como ficam os serviços prestados pela Saúde em Blumenau durante a pandemia
Mudanças têm validade durante a quarentena determinada pelo Governado do Estado.

Nesta sexta-feira, dia 20, a Prefeitura de Blumenau divulgou uma relação dos serviços oferecidos pela Secretaria Municipal de Promoção da Saúde (Semus), bem como determinações a respeito de exames, consultas e cirurgias eletivas durante o período de quarentena determinado pelo Governado do Estado, por meio do Decreto Estadual 515/2020.

Atendimentos na Atenção Básica
Desde quinta-feira, dia 19, serviços eletivos agendados estão sendo adiados, como exames laboratoriais, raio-x, terapia renal substitutiva, procedimentos odontológicos, endoscopia, tomografia, ressonância, mamografia, ultrassom, entre outros. Serão priorizados os atendimentos de consultas de pré-natal e intercorrências, que incluem aí atendimento de pacientes com sintomas gripais como, febre, tosse, dor de garganta e sintomas respiratórios.
O secretário de saúde Winnetou Krambeck explica a medida. “Neste momento nossas equipes estão voltadas ao atendimento de situações emergenciais no município. Precisamos garantir que a população que visita nossas unidades de saúde não permaneça por muito tempo aguardando atendimento”, salienta.
Nas unidades Estratégia Saúde da Família (ESF) e Ambulatórios Gerais (AG) todos os atendimentos eletivos também estão sendo adiados.

Atendimentos especializados
Na atenção especializada, consultas e exames também estão suspensos, assim como os atendimentos odontológicos. As unidades que possuam consultório de saúde bucal atenderão apenas situações de urgência e emergência.

Policlínica
Na Policlínica Lindolf Bell, as equipes já orientaram os pacientes de pós-operatório, que continuarão sendo atendidos normalmente. Pacientes crônicos que necessitam de atendimento e acompanhamento terão seu prontuário avaliado pelos profissionais médicos da unidade e receberão contato telefônico para averiguar seu estado geral de saúde.

Farmácias
Entrega normal de medicação nas unidades básicas de saúde, para 30 dias, com possibilidade de extensão da validade da receita para até 12 meses.
Importante salientar que os idosos devem evitar se locomover até uma unidade de saúde e no caso de retirada de medicação, a mesma pode ser realizada por familiar portando documento de identidade próprio e do idoso, bem com a receita médica, que não está dispensada.
A Farmácia de Alto Custo e Farmácia Solidária continuam atendendo os agendamentos já realizados.

Procedimentos cirúrgicos eletivos
O Governo do Estado também adiou, por meio de ofício circular, todos os procedimentos cirúrgicos eletivos a partir de 20 de março. Outros procedimentos, consultas e exames eletivos também estão adiados, e a decisão será revista pelo Estado conforme necessidade.

Ouvidoria da Semus
Funcionamento normal, pelo 156, opção 2.

Consultório na Rua
Atendimento normal, com uso de EPI pelos profissionais.

Serviço De Atenção Domiciliar (Sad); Serviço De Oxigenoterapia (Sod)
Atendimento mantido normal.

Serviço de Atenção Psicossocial
O atendimento será disponibilizado, mas pacientes estão sendo avaliados e contatados, para identificar a real necessidade de atendimento presencial.

Banco de Leite Humano
Atendimento normal mantido.

Serviço de Atendimento à Violências Sexuais (SAVS)
Atendimento normal mantido.

Núcleo de Atenção ao Ostomizado (NAO)
O atendimento será realizado e a equipe está mantendo contato com os pacientes e orientando a retirada de material por familiar. Os pacientes estão sendo avaliados por meio de contato telefônico para identificar a real necessidade de atendimento presencial.

Núcleo de Apoio ao Diabético (NAD); Centro de Atenção Integral a Saúde da Mulher (CAISM); Centro de Saúde do Idoso (CSI); Núcleo Integrado de Atendimento ao Fissurado (NIAF); Serviço Multiprofissional de Atenção em Educação (SERMAES)
Fechado por sete dias conforme decreto estadual nº 515/2020.

Assistência Farmacêutica
Medicamentos: Entrega normal de medicação nas unidades básicas de saúde, para 30 dias, com possibilidade de extensão da validade da receita para até 12 meses. Lembramos e orientamos que os idosos devem evitar se locomover até uma unidade de saúde e no caso de retirada de medicação, a mesma pode ser realizada por familiar portando documento de identidade próprio e do idoso, bem como a receita médica.

Saúde da Mulher
Orientação para o atendimento de gestantes: Manutenção das consultas de pré-natal conforme idade gestacional; abertura de pré-natal na confirmação de gravidez deve ser realizada independente da Unidade de Referência da Usuária, inclusive com requisições de exames no sistema;

-No caso de intercorrências com a gestação deverão ser avaliadas na unidade de saúde e conforme critérios descritos no Protocolo Municipal encaminhadas para o CO para avaliação.

Teste do Pezinho/Teste da Mãe Catarinense
-Realizar o teste e após a coleta manter retido e refrigerado nas unidades, até restabelecimento do serviço.

Central de Transporte de Pacientes
Atendimento conforme demanda e necessidade.

SAMU
Atendimento normal.

Escola Técnica de Saúde (ETSUS)
Temporariamente sem atendimento.

Ambulatório Municipal de Referência em Saúde do Trabalhador
Atendimento de 7h às 16h, com equipe reduzida.

Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST)
Atendimento de 8h às 17h, com equipe reduzida.

Centro Especializado em Diagnóstico, Assitência e Prevenção (CEDAP):
Equipe mínima, foram canceladas todas as agendas e sala de coleta. Orientar que antes de se dirigir ao CEDAP, ligar para ver possibilidade de resolver com atendimento telefônico. Os médicos também estarão realizando atendimento por telefone. O telefone de contato do CEDAP é 3381-7800.

Coordenação de Prevenção e Combate à Dengue
Irá manter suas atividades de verificação das armadilhas e tratamento de focos do mosquito.

Vigilância Epidemiológica
Atendimento normal.
Terá restrição de atendimento apenas para quem precisa emitir o Certificado Internacional de Vacinação (CIV), que será feito somente para pessoas com viagens marcadas nos próximos 10 dias, para países que exigem o documento. Os viajantes também deverão comprovar que a passagem foi emitida. O telefone de contato da Vigilância Epidemiológica é o 3381-7900.

Laboratório Municipal de Saúde
Atividades mantidas com equipe reduzida, das 7h às 18h.

Vigilância Sanitária e Ambiental
Irá manter suas atividades com equipe reduzida, das 8h às 17h.

Setor de Confecção da Carteira de Saúde para Manipuladores de Alimentos Serviço suspenso durante a determinação de emergência.

Setor de entrega de Receituários de Controle Especial
Funcionando normalmente.

Serviço de Informações em Saúde, Coordenação Municipal de Controle e Avaliação e Auditoria, Coordenação Municipal de Regulação, Serviço de Marcação de Cirurgia
Estarão atuando internamente e nos serviços administrativos.

TFD (Transporte para Tratamento Fora de Domicílio)
Serviço será realizado conforme necessidade.
Lembramos que todas as informações divulgadas aqui podem ser alteradas conforme mudança do cenário epidemiológico, nas determinações com força de lei e conforme as necessidades que surgirem.



postada em 20/03/2020 16:22 - 2065 visualizações