Google+


Prefeitura inicia instalação dos novos guarda-corpos na Ponte dos Arcos
Ação deixa acesso à ponte bloqueado em alguns momentos na próxima semana

Foto: Eraldo Schnaider

A Prefeitura de Blumenau programou para a próxima semana a última etapa da revitalização da Ponte dos Arcos, que consiste na implantação dos novos guarda-corpos da estrutura. Por conta deste serviço o fluxo de veículos sofrerá impacto em determinados dias e horários.

A primeira intervenção ocorre entre terça e quinta-feira, dias 2 e 4 de abril, no período entre 9h e 17h, somente no acesso sentido Rua Itajaí à Rua República Argentina.

Já o outro lado da ponte, da pista da República Argentina em direção à Rua Itajaí, o acesso fica bloqueado aos motoristas entre sábado e segunda-feira, dias 6 a 8, também no horário entre 9h e 17h.

De acordo com o secretário de obras, Dirk Reiter, esta é uma das últimas etapas da revitalização. “Os novos guarda-corpos que serão instalados na ponte ampliarão as condições de segurança e acessibilidade deste que é um importante cartão postal da cidade”, avalia.

A revitalização da Ponte dos Arcos de Blumenau é uma ação conjunta entre as secretarias de Planejamento Urbano (Seplan), de Obras (Semob)  e de Turismo (Sectur), conta com um investimento de mais de R$ 800 mil, com recursos próprios do município.

Ponte dos Arcos

A Ponte Eng. Antonio Vitorino Ávila Filho, popularmente conhecida desde os tempos do trem até hoje como a Ponte dos Arcos, constitui uma importante ligação de Blumenau, entre a Rua Itajaí e a Rua República Argentina.

A estrutura ficou pronta em 1951, porém aberta apenas em 1954, quando o Presidente da República João Café Filho, junto da comitiva realizaram uma histórica viagem de trem em direção à estação terminal em Itajaí, inaugurando assim este importante tronco ferroviário entre as duas cidades.

A ponte possui 160 metros de comprimento, com três arcos atarantados de 41,65 metros cada um e leva o nome em homenagem ao engenheiro Antonio Vitorino Ávila Filho que muito batalhou para a realização da construção.


Assessor de Comunicação: Fernando Gonzaga



postada em 28/03/2024 10:31 - 647 visualizações



Fotos
  • Foto: Eraldo Schnaider