
Um antigo problema de alagamentos na região da Velha Central está prestes a ter uma solução. A Secretaria Municipal de Obras (Semob) tem trabalhado entre as ruas Caçadores e Divinópolis na obra de macrodrenagem para melhor captação e escoamento das águas pluviais. E com o avanço das execuções, o trânsito local terá alterações a partir da próxima segunda-feira, dia 5 de junho. A obra inclusive se estende até a Rua Alfredo Morsch, que é uma transversal da Rua Divinópolis.
A intervenção da obra de macrodrenagem chega ao trecho de confluência entre as ruas dos Caçadores e Divinópolis, deixando com isso o primeiro trecho da Rua Divinópolis interditado ao trânsito. A alternativa passa a ser a Rua Bagé e também a Rua Florania, que ficam como rota alternativa. Para melhoria da fluidez do tráfego no período de obras, as ruas Bagé e Ida Hadlich ficam proibidas temporariamente para estacionamento ao longo da via.
De acordo com o secretário interino de Obras, Dirk Reiter, a obra é importante e complexa. “A implantação da nova rede de drenagem contribui para que inundações não afetem mais esta comunidade. Cabe ressaltar que, para a execução, será necessário escavar com certa profundidade, podendo ter o entrave de rochas a serem detonadas neste trecho. Por isso, os moradores precisam de paciência, porque inevitavelmente haverá transtornos”, alerta.
Além da macrodrenagem, a obra contempla também a ampliação da rotatória das ruas dos Caçadores e Divinópolis. O investimento da Prefeitura de Blumenau na região é de mais de R$ 5 milhões, com parte do recurso viabilizado por meio de convênio com o Governo do Estado e por uma emenda parlamentar, além da contrapartida do município.
Transporte Coletivo
Por conta das obras, duas linhas do transporte coletivo terão modificações a partir de segunda-feira, dia 5, às 7h. As viagens com alteração estão nas linhas troncal 31 (via Rua dos Caçadores) e alimentadora 901 (Divinópolis), que têm itinerário pela região que será interditada.
A linha troncal 31, nos quatro horários da variante que passa pela Rua Divinópolis (12h15, 14h15, 16h30 e 17h35), deixará de atender a via temporariamente seguindo direto pela Rua dos Caçadores no sentido Terminal da Velha.
Já a linha 901, no sentido Terminal Proeb/Terminal Água Verde, terá o seguinte itinerário nos horários que passavam pela Rua Divinópolis (5h42, 12h22, 18h30, 20h30 e 22h10): após a Rua dos Caçadores a linha acessa as ruas Florânia, Ida Hadlich, Bagé e Divinópolis no trecho liberado, seguindo o trajeto normal.
Além disso, no sentido Terminal Água Verde/Proeb, após a Rua Divinópolis, a linha 901 terá o seguinte itinerário nos horários das 6h, 6h42 e 12h48: Rua Bagé, Rua dos Caçadores, seguindo o trajeto normal.
As modificações, que também deixam quatro pontos de embarque e desembarque desativados no trecho interditado, seguem no período de obras, retomando o atendimento normal quando a via estiver liberada para o trânsito.
Assessores de Comunicação: Fernando Gonzaga e Eduarda Loregian
postada em 01/06/2023 14:09 - 1764 visualizações
Fotos
Mais notícias parecidas com Obra de macrodrenagem da Rua Divinópolis avança e altera trânsito local
Ruas no bairro Fortaleza serão contempladas pelo Programa de MutirãoMacrodrenagem da Rua Divinópolis segue em fase de detonação de rochas
Etapa de concretagem de ponte do Centro em reforma deixa acesso interditado entre segunda e quarta
Pavimentação do trecho final da Rua José Reuter impacta no trânsito local