
A Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria Municipal de Obras (Semob), está conseguindo viabilizar a macrodrenagem da Rua Divinópolis. A obra é um pleito antigo da comunidade, mas por ser de grande complexidade, não se realiza da noite para o dia. A dificuldade em escavar o solo e se deparar com uma infinidade de rochas, tem atrasado um avanço mais significativo nos trabalhos na via.
De acordo com a Semob, a profundidade das escavações em alguns trechos devem atingir até 9 metros. “É totalmente impensável imaginar em abrir alguma passagem na via aos veículos nestas condições, pois não há a mínima segurança para moradores e nem para trabalhadores. O principal fator é a implosão de rochas no subsolo”, reforça o secretário da pasta, Dirk Reiter.
Ainda conforme o secretário, o problema dos alagamentos vem assolando a comunidade da região da Rua Divinópolis e transversais por mais de duas décadas e a única solução definitiva para inibir as inundações é a implantação de um reforço no sistema de drenagem, que foi a solução encontrada pelo município, com esta obra de macrodrenagem.
São cerca de 600 metros da Rua Divinópolis que serão contemplados por esta nova tubulação. Lembrando que a primeira etapa da obra já foi executada e teve início na Rua dos Caçadores, onde uma tubulação nova foi implantada nas imediações do posto de combustível, chegando até o entroncamento com a Rua Divinópolis, onde também foi realizada a melhoria e alargamento da própria rotatória existente no local.
Enquanto os trabalhos continuam na via, o desvio da rota para a comunidade local continua sendo por meio das ruas Florania, Bagé, ou da própria Johann Ohf. Inclusive a Semob, juntamente da empresa executora, fará uma revisão da sinalização de trânsito.
O investimento da Prefeitura de Blumenau na região é de mais de R$ 5 milhões, com parte do recurso viabilizado por meio de convênio com o Governo do Estado e outra parte por meio de uma emenda parlamentar, além de uma contrapartida do município.
Assessor de Comunicação: Fernando Gonzaga
postada em 18/09/2023 10:33 - 199 visualizações
Fotos
Mais notícias parecidas com Macrodrenagem da Rua Divinópolis segue em fase de detonação de rochas
Ruas no bairro Fortaleza serão contempladas pelo Programa de MutirãoEtapa de concretagem de ponte do Centro em reforma deixa acesso interditado entre segunda e quarta
Pavimentação do trecho final da Rua José Reuter impacta no trânsito local
Prefeito assina ordem de serviço para obras nas ruas Paulo Zingel Filho e Araranguá