Fresagem na Rua República Argentina voltará a ser realizada à noite - Prefeitura de Blumenau Google+


Fresagem na Rua República Argentina voltará a ser realizada à noite
A passagem de veículos na via será parcialmente fechada, diariamente, das 20h às 5h.

A partir desta quinta-feira, dia 1º, os trabalhos de retirada do asfalto antigo da Rua República Argentina, no bairro Ponta Aguda, voltarão a ser realizados à noite. As obras integram o projeto de implantação do binário com a Rua Chile, que compõe o Plano de Mobilidade, financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

De acordo com o secretário de Infraestrutura Urbana, Régis Evaloir da Silva, nesta etapa estão ocorrendo os serviços de fresagem do asfalto antigo e aplicação da primeira camada de pavimento novo. “Durante o período de festas e férias, o trânsito no local era menor e, por isso, todos os trabalhos estavam sendo realizados durante o dia. Nesta semana, o tráfego de veículos aumentou e, em virtude disso, a retirada do asfalto antigo voltará a ser realizada das 20h às 5h. Esta é a maneira que encontramos, junto com a empresa responsável pela obra, para amenizar os transtornos causados aos motoristas”, explica.

Para permitir o avanço das operações, a passagem de veículos será parcialmente fechada, diariamente, das 20h às 5h. As execuções ocorrem por trechos e partem do Anel Viário Norte em direção ao Centro. Os trabalhos também prosseguem durante o dia, com a aplicação da primeira camada de asfalto. Há sinalização de advertência durante todo o trecho em obras para alertar e orientar os motoristas.

Binário da Rua Chile com a Rua República Argentina
Com investimento de cerca de R$ 18 milhões, o projeto inicia na cabeceira da Ponte Governador Adolfo Konder, incluindo parte da Rua Uruguai e toda a Rua Chile e seu novo prolongamento, terminando na cabeceira da ponte do Anel Viário Norte. O prolongamento da Rua Chile e uma alça de retorno na cabeceira da Ponte do Anel Viário Norte serão obras novas. O restante da via será completamente revitalizado e readequado para melhor mobilidade de motoristas, ciclistas e pedestres.

O vice-prefeito e secretário Executivo do Plano de Mobilidade e Projetos Especiais, Mário Hildebrandt, explica que a obra é dividida em cinco trechos, todos com novos passeios e ciclovias. “O trecho beneficiado pela obra do binário tem 4,2 km e um dos benefícios será a melhoria no acesso Leste da cidade, através da Rua Silvano Cândido da Silva Sênior. A conversão para a Ponte dos Arcos será alterada, dando mais agilidade do tráfego de veículos que passa pela Rua República Argentina, uma vez que não haverá mais conversão sem o retorno. O prazo de execução é de 12 meses e trabalharemos muito para entregar a obra concluída o mais rápido possível”.

Plano de Mobilidade Sustentável de Blumenau
Atualmente, seguem em andamento outras cinco obras vinculadas ao Plano de Mobilidade Sustentável de Blumenau: a construção dos novos terminais urbanos nos bairros Água Verde e Itoupava Central; a readequação da Rua General Osório; e o prolongamento e a duplicação da Rua Humberto de Campos, no bairro Velha. Ao todo, estão sendo investidos mais de R$ 100 milhões em parceria com o BID, com resultados em até 14 meses.

 

Assessora de comunicação: Karolina Bonin



postada em 01/02/2018 09:58 - 567 visualizações