Melhorar o desempenho das lideranças públicas do governo municipal. Esse é o objetivo da Prefeitura de Blumenau com a participação no Programa +Líderes. Promovido pelo Vetor Brasil, o projeto é desenvolvido em parceria com o ‘Vamos’, movimento que une a Fundação Lemann, Repúblicas.org e Instituto Humanize, e começou em agosto deste ano.
O primeiro encontro presencial do Programa +Líderes ocorreu na última sexta (4) e debateu os principais desafios enfrentados no contexto municipal, além de planejar um caminho de implementação da Política de Desempenho e Desenvolvimento de Lideranças Públicas. O Programa segue até março de 2023.
Na abertura do evento, Faviane Teixeira, gerente de Desenvolvimento Institucional e Mudança de Cultura do Vetor Brasil, destacou as principais realizações do Programa, que reuniu 52 lideranças públicas em 6 encontros formativos, que debateram temas como engajamento e motivação, sistema de administração pública, estratégias de gestão e avaliação de desempenho. “A realização deste fórum é extremamente importante, especialmente em uma semana simbólica como a que vivemos, de transição de governos estaduais e federais,” destacou ela.
Para o prefeito, Mário Hildebrandt, fazer gestão pública é algo que depende da ação de muitas pessoas para acontecer e o programa é uma ferramenta extremamente importante para o desenvolvimento de líderes dentro dos setores da gestão do município. “O cargo de prefeito é passageiro, mas o trabalho técnico precisa seguir sendo realizado com cuidado e zelo pelos servidores, independente de quem está à frente da gestão. Nosso intuito com o programa é promover a mudança de cultura da gestão de pessoas", declara o prefeito.
Durante os oito meses do Programa, profissionais da Prefeitura de Blumenau estarão imersos em conteúdos, fóruns e workshops para mapear os cargos estratégicos e desenvolver competências, além de estabelecer e acompanhar metas e indicadores de cada liderança.
O secretário de gestão governamental, Paulo Costa, diz que o compromisso do município é participar do Programa com líderes técnicos e políticos. “A nossa participação iniciou em uma conferência que tivemos com o Vetor, sobre como qualificar as equipes de governo. Com isso, acabamos contribuindo para desenhar um projeto que prioriza o trabalho de qualificação dos dirigentes e lideranças, visando melhorar a capacidade de entregas e de resultados que melhorem a qualidade de vida da população”, comenta o secretário.
Além de Costa e Omar Dabbous, representando a secretaria de gestão governamental, outros servidores municipais também participaram do seminário + Líderes, em São Paulo: Anderson Rosa, secretário de administração e Carlos Eduardo Correa, recursos humanos (RH); Rodrigo José Silveira, procurador.
Maria Regina Soar, que também integra o grupo de líderes da Prefeitura de Blumenau, diz que o objetivo da participação no Programa +Líderes é desenvolver as lideranças de forma estratégica, aperfeiçoar e desburocratizar os processos no serviço público, além de modernizar e desenvolver a gestão. “Esses assuntos são fortemente trabalhados e debatidos nos eventos do Programa, assim como o engajamento e a motivação dos servidores. Acredito que o +Líderes só tem a acrescentar à nossa administração, tornando a prefeitura e o serviço público, em si, muito mais qualificado, gerando ainda mais benefícios ao cidadão, além de economia de recursos e melhoria de processos do governo”, enfatiza a vice-prefeita.
Além de Blumenau, nove prefeituras estiveram presentes: Joinville (SC); Novo Hamburgo, Pelotas e Rio Grande (RS); São Caetano do Sul e São Vicente (SP), Vitória e Serra (ES) e Divinópolis (MG). Juntos, esses governos dialogam com, aproximadamente, 4,2 milhões de pessoas.
Sobre o Programa
O Programa +Líderes tem o objetivo de desenvolver as habilidades, competências e capacidades dos gestores. No projeto estão previstos mais sete encontros, que devem contar com a participação de lideranças públicas das cidades participantes, incluindo sessões de tutoria para construção dos projetos-pilotos, workshops para desenvolvimento das competências de lideranças, fóruns, imersões e o Congresso de Gestão de Lideranças Públicas.
Quem é o Vetor Brasil?
O Vetor Brasil é uma organização da sociedade civil (OSC) suprapartidária e sem fins lucrativos, que acredita no poder de transformação da sociedade a partir do setor público, buscando contribuir para a efetividade da gestão e a melhora das ações de governo.
Assessora de comunicação: Elaine Malheiros
postada em 08/11/2022 08:13 - 950 visualizações
Fotos
Mais notícias parecidas com Prefeitura de Blumenau qualifica gestores públicos pelo Programa +Líderes
Prefeitura de Blumenau é premiada durante o 7º Congresso Catarinense de Cidades Digitais e InteligentesRompimento de fibra ótica na Região Norte afeta mais de 100 unidades da Prefeitura
Prefeitura realiza manutenção programada nos sistemas digitais em dezembro
Prefeitura de Blumenau disponibiliza cartilha sobre LGPD para os servidores