Google+


Prefeitura de Blumenau firma cooperação com São Paulo para ações de transparência
Municípios trocarão conhecimentos relacionados às ações de Governo Aberto

A Prefeitura de Blumenau firmou com a Prefeitura de São Paulo um termo de cooperação técnica para ações de Governo Aberto. A parceria foi assinada pelo prefeito Mário Hildebrandt na segunda-feira, dia 15, durante agenda com o prefeito da capital paulista, Ricardo Nunes, e tem o objetivo de ampliar a transparência na gestão pública e o combate à corrupção.

Durante um ano, o município de São Paulo disponibilizará informações sobre o website Participa+, página mantida pela administração para consultas públicas, além de compartilhar conhecimento sobre metodologias ligadas à política de Governo Aberto e capacitar servidores. Em contrapartida, Blumenau disponibilizará um aplicativo desenvolvido pela Secretaria de Gestão Governamental (Segg) para organização dos agentes que atuam com as oficinas de Governo Aberto, também comprometendo-se a auxiliar na respectiva implementação e capacitação da equipe que irá utilizá-lo.

“Blumenau é a primeira cidade a ter o programa assinado pela Prefeitura de São Paulo, que trata de um conjunto de ações que resultam em maior transparência na gestão e agilidade nos processos realizados pelo Poder Público. Além de uma conquista importante para avançar nas ações de transparência, integridade e eficiência da administração pública, essa cooperação também é um reconhecimento a todo o trabalho que já desenvolvemos e aos resultados que alcançamos, visto que não vamos apenas receber, mas também vamos compartilhar o nosso conhecimento com o maior e principal município do país”, destaca o prefeito Mário Hildebrandt.

 

O que é Governo Aberto

O Governo Aberto é o nome dado às ações de governança voltadas à transparência, ao combate à corrupção, à participação e controle social, bem como à utilização de tecnologias inovadoras para tornar a gestão pública mais eficiente e aberta.

Na prática, essas ações se traduzem em fornecimento de dados governamentais para a sociedade por meio de ferramentas como o Portal da Transparência, a Lei de Acesso à Informação, as audiências públicas, entre outras iniciativas. No Brasil, esse conceito vem sendo implementado nas administrações públicas de todas as esferas desde 2011, com a publicação da Lei de Acesso à Informação (LAI).

 

Assessora de Comunicação: Aline Franzoi Santos Fleith



postada em 17/04/2024 14:16 - 470 visualizações



Fotos