Google+


Gestão de custos da Educação de Blumenau é referência para outros municípios
Secretários de Pomerode e Itapema conheceram o sistema adotado em Blumenau em parceria com a Universidade de Brasília.

Nesta terça-feira, dia 8, Blumenau recebeu a visita dos secretários de Educação de Pomerode e Itapema e suas equipes, que vieram conhecer o Sistema de Informação e Gerenciamento de Custos ao Setor Público (Sicgesp) que vem sendo utilizado desde 2019 pelo município na gestão da rede de ensino, por meio de uma parceria com a Universidade de Brasília (UnB).

“A utilização do Sicgesp tem trazido resultados importantes na gestão da Educação de Blumenau, visando torná-la mais econômica e eficiente. Como uma das primeiras cidades a adotar a ferramenta desenvolvida pela UnB, estamos compartilhando a nossa experiência com municípios que têm interesse em buscar ganhos de eficiência na aplicação dos recursos públicos”, avaliou o secretário de Gestão Governamental, Paulo Costa.

A secretária de educação, Patrícia Lueders, destaca que sem diagnóstico não há planejamento. "O planejamento em si é fundamental pra que as ações sejam eficientes e eficazes. Esse sistema vem para agregar e vai ao encontro das iniciativas que já desenvolvemos na educação de Blumenau" completa.

O sistema permite o acompanhamento de dados e emissão de relatórios que possibilitam, no âmbito da Educação Básica, conhecer os custos detalhados por escola e por aluno. Isso dá condições de comparar, avaliar e identificar boas práticas que possam ser disseminadas para toda a rede, bem como as unidades que necessitam de medidas de gestão para aumento da eficiência.

Assessora de Comunicação: Aline Franzoi Santos Fleith



postada em 09/06/2021 13:24 - 93 visualizações



Fotos
  • Foto: Marcelo Martins
  • Foto: Marcelo Martins
  • Foto: Marcelo Martins