Google+


Evento lançará Rede de Padronização de Dados Abertos
Foco do projeto desenvolvido pela Prefeitura de Blumenau e a Udesc são as compras e licitações públicas.

No próximo dia 5 de maio, a Prefeitura de Blumenau, juntamente com o grupo de pesquisa Politeia, da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc / Esag), promoverá o lançamento da Rede de Padronização de Dados Abertos no que se refere a compras e licitações públicas. O evento ocorrerá das 9h às 17h, na Associação dos Municípios do Vale Europeu (Amve).

A iniciativa é fruto da pesquisa que vem sendo conduzida pelas duas instituições, com o objetivo de criar um modelo para a publicação e o gerenciamento de dados abertos do setor público, tendo como piloto a Prefeitura de Blumenau, mas que possa ser replicado por administrações públicas em todo o país. Com a criação da rede, espera-se obter a contribuição de outras instituições para que o padrão criado seja útil a diferentes organizações públicas.

“A abertura de dados é uma exigência da Lei de Acesso à Informação, porém a lei não define um modelo, um padrão a seguir. Nosso objetivo com esse projeto é facilitar a prestação de contas e fomentar a política de transparência. Para isso, a união de esforços entre as instituições públicas é também uma etapa importante”, observa o prefeito Mário Hildebrandt.

Participarão do encontro representantes de órgãos de governo de todas as esferas, especialmente prefeituras da região do Vale Europeu, bem como pesquisadores, órgãos de controle externo e entidades da sociedade civil envolvidas com a temática.

Além da Prefeitura de Blumenau e da Udesc, o projeto de padronização de dados abertos conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc).

Asssessora de Comunicação: Aline Franzoi Santos Fleith



postada em 02/05/2022 13:53 - 354 visualizações