No próximo dia 5 de maio, a Prefeitura de Blumenau, juntamente com o grupo de pesquisa Politeia, da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc / Esag), promoverá o lançamento da Rede de Padronização de Dados Abertos no que se refere a compras e licitações públicas. O evento ocorrerá das 9h às 17h, na Associação dos Municípios do Vale Europeu (Amve).
A iniciativa é fruto da pesquisa que vem sendo conduzida pelas duas instituições, com o objetivo de criar um modelo para a publicação e o gerenciamento de dados abertos do setor público, tendo como piloto a Prefeitura de Blumenau, mas que possa ser replicado por administrações públicas em todo o país. Com a criação da rede, espera-se obter a contribuição de outras instituições para que o padrão criado seja útil a diferentes organizações públicas.
“A abertura de dados é uma exigência da Lei de Acesso à Informação, porém a lei não define um modelo, um padrão a seguir. Nosso objetivo com esse projeto é facilitar a prestação de contas e fomentar a política de transparência. Para isso, a união de esforços entre as instituições públicas é também uma etapa importante”, observa o prefeito Mário Hildebrandt.
Participarão do encontro representantes de órgãos de governo de todas as esferas, especialmente prefeituras da região do Vale Europeu, bem como pesquisadores, órgãos de controle externo e entidades da sociedade civil envolvidas com a temática.
Além da Prefeitura de Blumenau e da Udesc, o projeto de padronização de dados abertos conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc).
Asssessora de Comunicação: Aline Franzoi Santos Fleith
postada em 02/05/2022 13:53 - 354 visualizações
Mais notícias parecidas com Evento lançará Rede de Padronização de Dados Abertos
Blumenau apresentará inovação em digitalização de serviços durante evento nacionalProjeto de lei para Blumenau captar sinal 5G é encaminhado à Câmara de Vereadores
Blumenau terá suporte técnico do BID para transformação digital
Rede de Padronização de Dados Abertos é lançada em Blumenau