Google+


Blumenau Conecta amplia pontos de acesso a Wi-Fi gratuito
Sinal de internet foi instalado em 33 novos locais.

Blumenau está se tornando uma cidade cada vez mais conectada com a ampliação do acesso gratuito à internet para a população. Neste início de ano, a equipe da diretoria de Infraestrutura Tecnológica da Secretaria de Gestão Governamental instalou aparelhos de Wi-Fi em 33 novos locais, ampliando os pontos de acesso em diferentes regiões da cidade com o programa Blumenau Conecta. 

Atualmente o serviço recebe uma média de 4,5 mil acessos simultâneos e conta com 145 mil pessoas cadastradas. Os novos aparelhos foram instalados em locais com grande circulação de pessoas, atendendo aos espaços públicos entregues neste início de ano, como a Rosenplatz, no Centro da cidade; o novo terminal da Água Verde e em diversos outros bairros, como a Vila Itoupava, Bom Retiro, Itoupavazinha, Vorstadt, Ponta Aguda, Salto Norte, Itoupava Seca, Salto Weisbach e Velha.

Somados aos pontos já existentes, o Blumenau Conecta e a internet gratuita estão presentes em 312 locais, com 485 aparelhos instalados. Para essa ampliação, a Prefeitura investiu cerca de R$65 mil, com recursos próprios na aquisição dos novos aparelhos. A secretaria ainda planeja a instalação de mais aparelhos em mais pontos no decorrer do ano.

“Mais pontos de internet gratuita significam mais facilidade para o cidadão acessar serviços públicos de forma remota, sem precisar sair de casa. Todos se beneficiam com uma cidade mais conectada – os serviços se tornam mais ágeis e sustentáveis, a mobilidade urbana melhora com a redução da necessidade de deslocamentos e a população consequentemente tem mais qualidade de vida. É por isso que Blumenau está entre as primeiras cidades do Brasil nos rankings de cidades inteligentes”, observa o prefeito Mário Hildebrandt. 

Além de novos locais e com equipamentos mais potentes, a Prefeitura investiu na ampliação do sinal em locais já existentes, permitindo a utilização de internet para um número maior de pessoas, como é o caso da Praça das Gaitas e Fonte Luminosa, entre outros. Também foram feitas melhorias significativas no Data Center do município, entre elas a duplicação dos links de internet contratados de operadoras de telecomunicações, o que resulta em melhor qualidade do sinal, maior velocidade de navegação pelos usuários e consequentemente mais acessos simultâneos.

“As novas instalações foram feitas na infraestrutura já existente, dando melhor aproveitamento à rede de fibra ótica do município, que hoje interliga a totalidade dos prédios e espaços públicos, cobrindo todos os bairros de Blumenau, incluindo a Vila Itoupava. Essa é justamente uma das vantagens da fibra ótica: ela permite, por exemplo, que num mesmo ponto sejam instaladas uma câmera de videomonitoramento e um aparelho de Wi-Fi, dando suporte a mais de um serviço e possibilitando a expansão da infraestrutura tecnológica municipal com economia”, explica o secretário Paulo Costa.

Para usar o Blumenau Conecta é preciso criar um login com senha, cadastrando nome, CPF, e-mail, endereço e telefone. Esse cadastro segue as determinações do Marco Civil da Internet, regulamentado pela Lei n° 12 965/2014. Todos os locais que dispõem do Wi-Fi gratuito pelo programa estão disponíveis para consulta neste link.

 

Assessora de Comunicação: Aline Franzoi Santos Fleith



postada em 08/05/2023 10:37 - 2074 visualizações



Fotos