
Blumenau é uma das primeiras cidades do Brasil a aderir ao G20 Global Smart Cities Alliance, criada em 2019 pelo G20 e pelo Fórum Econômico Mundial. Além do município, até agora somente Brasília se tornou signatária da iniciativa promovida pelas maiores economias mundiais, com o objetivo de fomentar o desenvolvimento sustentável por meio do avanço tecnológico.
Ambas as cidades brasileiras agora estão mapeadas no site do projeto, e participam de reuniões mensais para o compartilhamento de informações e experiências no âmbito das cidades inteligentes. “Mais uma vez somos pioneiros. Buscamos ser uma cidade inteligente com foco no cidadão, simplificando e agilizando os serviços, incluindo a melhoria integrada da mobilidade urbana, a conectividade e o desenvolvimento econômico. Em toda a América Latina, há 108 cidades associadas a essa iniciativa do G20. É uma satisfação muito grande ver que Blumenau já está entre elas”, observa o prefeito Mário Hildebrandt.
Representada pela Secretaria de Gestão Governamental (Segg), a Prefeitura de Blumenau já participou de três encontros. “Estamos elaborando uma carta de intenções que deverá ser apresentada ao Fórum, assumindo o compromisso de desenvolver e compartilhar práticas ligadas ao conceito de cidades inteligentes. Conforme avançarmos nesse processo, poderemos ter acesso a consultorias com as instituições parceiras, no sentido de aprimorar a nossa política de cidade inteligente e as ações executadas. Mas a própria troca de conhecimento que já estamos vivenciando nos traz um leque amplo de ações que poderemos implementar em Blumenau”, explica o secretário de Gestão Governamental, Paulo Costa.
O que são Smart Cities
O conceito de Smart Cities se aplica às cidades que utilizam a tecnologia como ferramenta para promover melhor qualidade de vida para a população, facilitando o acesso a serviços públicos, e promovendo o crescimento econômico e a sustentabilidade. São chamadas inteligentes por utilizar a infraestrutura e os serviços de informação e comunicação de forma estratégica, com planejamento e gestão voltados ao atendimento das sociais e econômicas da população.
Uma cidade é considerada inteligente com base na avaliação de pilares como governança, administração pública, planejamento urbano, tecnologia, capital humano, coesão social, meio ambiente e economia. Apesar de ser relativamente recente, o conceito de Smart Cities já está bastante difundido e consolida-se no mundo como pilar para o desenvolvimento sustentável.
Assessora de Comunicação: Aline Franzoi Santos Fleith
postada em 05/12/2022 11:30 - 418 visualizações
Fotos
Mais notícias parecidas com Blumenau é uma das primeiras cidades brasileiras a aderir à Aliança Global de Cidades Inteligentes
Governo sem Papel chega a 100 serviços ao cidadão disponíveis on-lineExecução de investimentos do Fonplata terá auditoria do Tribunal de Contas
Prefeitura de Blumenau integra Rede Metropolitana de Internet para instituições de ensino
Prefeitura de Blumenau qualifica gestores públicos pelo Programa +Líderes