Google+


Cota única de IPTU com 5% de desconto vence nesta quinta, dia 15
Prazo também vale para doações ao Fundo Municipal de Assistência Social

Foto: Zaidan Martendal

Contribuintes que optarem por pagar o IPTU 2024 em cota única têm até esta quinta-feira, dia 15, para efetuar o pagamento com o desconto de 5% - a guia verde do carnê. O prazo também é válido para aqueles que optarem por fazer a doação a projetos sociais do município, nesse caso utilizando a guia branca.

Este ano a Prefeitura de Blumenau entregou 174 mil carnês, por meio dos Correios. “A distribuição foi encerrada no dia 9. Os contribuintes que necessitarem de uma segunda via podem emiti-la on-line, pelo endereço blumenau.sc.gov.br/cidadao”, orienta o secretário da Fazenda, César Poltronieri.

Como ocorre em todos os anos, o imposto recebeu apenas a correção conforme o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) acumulado em 2023, que foi de 4,4%. “Se o contribuinte realizou alguma reforma, ampliação, ou construção nova no seu imóvel, também poderá ter o valor do seu imposto alterado. Caso haja algum questionamento em relação a isso, os pedidos de revisão podem ser feitos via processo digital, na Carta de Serviços, até o dia 15 de março”, acrescenta Poltronieri. 

A expectativa do município é arrecadar este ano em torno de R$ 126 milhões. “São recursos que ficam no caixa do município e que aplicamos diretamente nos serviços à população, como atendimentos de saúde, educação, assistência social, manutenção urbana, enfim, no custeio da máquina pública como um todo. Por isso a contribuição de cada proprietário de imóvel é tão importante”, explica o prefeito Mário Hildebrandt.

Os contribuintes ainda podem optar por quitar o IPTU 2024 em cota única no mês de março, com a guia amarela, recebendo 3% de desconto; ou ainda, parcelar o imposto em até 11 vezes, sendo que a primeira parcela também vence nesta quinta-feira. 

Dúvidas e outros atendimentos também são prestados de forma digital, por meio do WhatsApp (47) 9 9699-0946 e pelo e-mail iptu@blumenau.sc.gov.br .



postada em 15/02/2024 09:02 - 1382 visualizações



Fotos
  • Foto: Zaidan Martendal