
A Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria da Fazenda (Sefaz), iniciou nesta semana a distribuição dos carnês do IPTU pelos Correios. São 169.027 carnês que devem chegar às casas dos contribuintes até o fim de janeiro. De acordo com a secretaria, a estimativa é arrecadar R$120 milhões.
Conforme explica o prefeito Mário Hildebrandt, o IPTU é um dos poucos impostos que ficam integralmente para o município, por isso é um recurso importante. “A arrecadação do IPTU é investida na manutenção dos nossos serviços à população, como saúde, educação, obras, entre outros. Sabemos que o blumenauense gosta de ter as contas em dia, por isso priorizamos a entrega logo nos primeiros dias do ano”, completou.
Como ocorre em todos os anos, o reajuste do tributo teve por base o INPC apurado entre novembro de 2021 a outubro de 2022, totalizando 6,46%. As opções de pagamento também seguem o padrão dos anos anteriores: à vista, com 5% de desconto para quem quitar até 13 de fevereiro; com desconto de 3% para quem quitar integralmente até 13 de março; ou ainda parcelado em até 11 vezes, com parcela mínima de R$20,00.
Os contribuintes que necessitarem fazer alteração cadastral, revisão de cálculo, entre outros, poderão acessar o processo digital, disponível na Carta de Serviços (blumenau.sc.gov.br/cartadeservicos), pesquisando por IPTU. Para iniciar um processo é preciso ter o cadastro de cidadão, feito com o CPF. É possível também acessar os serviços on-line da Prefeitura com o cadastro do Gov.Br.
O atendimento também pode ser solicitado por e-mail para iptu@blumenau.sc.gov.br ou ainda entrando em contato pelo whatsapp (47)99699-0946 ou (47) 98806-0553. “Em 2021 tivemos uma boa aceitação a esse novo formato de atendimento on-line. Ele dá mais praticidade ao contribuinte, que não precisa se deslocar até a Prefeitura para ser atendido. Mesmo assim, para quem ainda não está habituado com o atendimento virtual, a Fazenda mantém o atendimento presencial, disponível na Praça do Cidadão Centro e na própria secretaria, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30”, acrescenta o secretário da Fazenda César Poltronieri.
Imposto solidário
Os contribuintes também têm a opção de doar parte do recurso para as iniciativas sociais. Por meio da guia branca – a primeira do bloco – é possível doar o valor do desconto do pagamento à vista para o Fundo Municipal de Assistência Social. Os recursos são posteriormente repassados a OSC’s cujos projetos forem selecionados por meio de edital.
Em 2022, foram executados dez projetos de Organizações da Sociedade Civil (OSCs) com os recursos arrecadados em 2020 e 2021. O investimento foi de aproximadamente R$ 219 mil, beneficiando 4.145 crianças, adolescentes, pessoas com deficiência e adultos acolhidos em comunidades terapêuticas. Os projetos são selecionados através de edital do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) e todos devem ser acessíveis para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.
Mas o contribuinte que deseja ser solidário precisa estar atento, a doação só pode ser feita mediante o pagamento da guia branca até o dia 13 de fevereiro.
Assessora de Comunicação: Aline Franzoi Santos Fleith
postada em 04/01/2023 10:58 - 7596 visualizações
Fotos
Mais notícias parecidas com Carnês do IPTU começam a ser distribuídos em Blumenau
Últimas semanas para contribuintes aderirem ao Renovar 2023Prazo para indicação de imóveis que receberão créditos do Nota Blu inicia dia 16
Programa de renegociação de dívidas com a Prefeitura começa na próxima segunda
Programa de recuperação fiscal Renovar 2023 será lançado após aprovação dos vereadores