Google+


Carnês do IPTU 2024 já têm data para distribuição em Blumenau
A partir de 4 de janeiro, contribuintes receberão a guia física do imposto

Foto: Marcelo Martins

A Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria da Fazenda (Sefaz), dará início à distribuição dos carnês de IPTU 2024 a partir de 4 de janeiro. A data foi estipulada juntamente com os Correios, encarregados de entregar os carnês nos endereços informados pelos contribuintes no cadastro imobiliário do município.

De acordo com a Sefaz, em 2024, devem ser entregues 174 mil carnês até 26 de janeiro. São quase cinco mil a mais do que no ano passado. A expectativa do município é arrecadar em torno de R$126 milhões. “É importante lembrar que aqui em Blumenau adotamos a política de reajuste do imposto com base no INPC, que neste caso será de 4,14%”, ressalta o prefeito Mário Hildebrandt. “São recursos que aplicamos nos serviços diretos à população, como atendimentos de saúde, educação, assistência social, manutenção urbana, enfim, no custeio da máquina pública como um todo”, acrescenta.

Como ocorre em todos os anos, as guias já são emitidas com desconto de2% para o bom pagador, ou seja, para quem seu imposto em dia em 2023. Também haverá a opção de pagar em cota única, com desconto de 5% até 15 de fevereiro na guia verde, ou com desconto de 3% até 15 de março na guia amarela. Ou ainda, o IPTU pode ser pago em até 11 parcelas.

O contribuinte em Blumenau tem ainda a possibilidade de doar parte do seu imposto para ações sociais desenvolvidas no município. Nesse caso, o pagamento é feito em cota única na guia branca, até 15 de fevereiro, no valor total do IPTU deste ano e a porcentagem correspondente ao desconto é repassada ao Fundo Municipal de Assistência Social.

Conforme explica o secretário da Fazenda, César Poltronieri, a partir da mesma data os contribuintes também poderão emitir a guia on-line, por meio do endereço blumenau.sc.gov.br/cidadao . “Vale lembrar que os pedidos de revisão do imposto serão recebidos entre 15 de janeiro a 15 de março, via processo digital na Carta de Serviços. Além disso, correções nos dados cadastrais e outros atendimentos que os contribuintes venham a necessitar serão prestados de forma on-line, pelos canais da Secretaria da Fazenda, como temos feito com sucesso desde a pandemia”, destaca.

Os contribuintes que necessitarem atualizar cadastro, ou outros esclarecimentos, poderão entrar em contato pelo whatsapp (47) 9 9699-0946 e pelo e-mail iptu@blumenau.sc.gov.br .

 

Assessora de Comunicação: Aline Franzoi Santos Fleith



postada em 20/12/2023 09:15 - 12831 visualizações



Fotos
  • Foto: Marcelo Martins
  • Foto: Marcelo Martins