Google+


Secretaria de Educação promove aulas de musicalização infantil on-line
Utilizando a plataforma Google for Education, as atividades são desenvolvidas para crianças de zero a seis anos

Foto: Marcelo Martins

Trabalhar atividades lúdicas a distância com as crianças tem sido um desafio para os profissionais da rede municipal de ensino, porém, esta adversidade é que move os professores do Projeto de Musicalização Infantil da Secretaria de Educação. Potencializar o desenvolvimento musical das crianças atendidas nos Centros de Educação Infantil (CEIs) é o objetivo do Projeto, que agora desenvolve as atividades de forma on-line.

As atividades são desenvolvidas com situações pedagógicas nas quais a criança tem a oportunidade de brincar com som e música, expressando-se musicalmente usando a voz, o corpo e objetos sonoros, ampliando o repertório musical. Durante o período de pandemia, decorrente da Covid-19, os professores da Musicalização Infantil estão atuando por meio da plataforma Google for Education, levando a música para dentro das casas das crianças.

Neste contexto, o CEI Heinrich Reif, por meio do professor de musicalização Gian Marco de Oliveira, trabalhou com os alunos de zero a seis anos, atividades com o tema “Sons do Trem”. O objetivo foi explorar diferentes sons relacionados ao trem por meio da voz, do corpo e de objetos sonoros, além de apreciar músicas instrumentais e canções.

A atividade foi desenvolvida em três etapas e finalizou com a paisagem sonora identificada nas estações de trem e reproduzida pelos alunos. “Precisamos explorar a criatividade das crianças, fazendo com que eles entendam e desenvolvam música com objetos que possuem em casas”, explica a Coordenadora do Programa Bandas e Fanfarras e do Projeto Musicalização Infantil, Bia Passold.

Projeto Musicalização Infantil completa 15 anos

O Projeto Musicalização Infantil, da Secretaria de Educação, iniciou as atividades no dia 1° de junho de 2005, e inicialmente contava com quatro professores com Licenciatura em Música e atendia seis Centros de Educação Infantil. Passados 15 anos, o Projeto conta com 18 profissionais da área musical e atende aproximadamente 14 mil crianças de zero a seis anos, distribuídas nos 78 Centros de Educação Infantil da rede.

O Projeto Musicalização Infantil visa potencializar o desenvolvimento musical das crianças atendidas nos CEIs. Nesse sentido, em prol da formação humana, são promovidas situações pedagógicas nas quais a criança tenha a oportunidade de brincar com som e música, expressar-se musicalmente usando a voz, o corpo, objetos sonoros e instrumentos musicais, desenvolver em relação ao som, ao silêncio e a música, além da percepção, sensibilidade, imaginação, autonomia, criatividade, comunicação, apropriar-se de conceitos musicais e ampliar seu repertório musical.

 

Assessora de comunicação: Rafaella Fernandes



postada em 05/06/2020 14:21 - 430 visualizações



Fotos
  • Foto: Marcelo Martins