Google+


Secretaria de Educação promove 1° Hackathon Pedagógico de Pensamento Computacional
A ação foi em parceria com o IFSC de Gaspar e a Receita Federal

Promover o pensamento computacional, esse é um dos objetivo do “Hackathon Pedagógico de Pensamento Computacional”, que foi promovido nesta quarta e quinta-feira, dias 22 e 23, pela Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria de Educação. O evento foi realizado em parceria com Instituto Federal Catarinense Câmpus Gaspar (IFSC), Centro de Inovação de Blumenau (CIB) e Receita Federal.  

O encontro foi voltado para professores da Rede Pública Municipal e reuniu 27 equipes de 27 instituições de ensino e contou com a participação de 74 professores. Os professores passaram por oficinas e, a partir disso, elaboraram um Plano Individual de Trabalho (PIT) e apresentaram para uma banca composta por professores do IFSC. 

Ao final do evento, foram concedidos prêmios doados pela Receita Federal, como notebooks, celulares e tablets. As escolas que fizeram as melhores sequências didáticas foram premiadas. A Escola Básica Municipal (EBM) Quintino Bocaiúva conquistou o primeiro lugar, seguida de EBM Fernando Ostermann, EBM Hella Altenburg e EIM Alves Ramos.

“É cada vez mais necessário incentivar o pensamento computacional nas nossas escolas. O desenvolvimento de habilidades relacionadas à computação se tornou fundamental para o sucesso acadêmico e profissional. Além disso, é sempre muito bom contar com a parceria da Receita Federal com esses prêmios maravilhosos, que incentivam ainda mais a participação dos nossos professores”, destacou o secretário de Educação, Alexandre Matias. 

A ação visou capacitar os professores para levar o conhecimento para as salas de aula e promover a aprendizagem colaborativa, inovadora e criativa, incentivando o uso de tecnologias para resolver desafios. Além disso, busca elaborar e compartilhar sequências didáticas voltadas ao ensino fundamental.

Assessora de comunicação: Júlia Gabriela Vanderlinde



postada em 24/11/2023 11:04 - 502 visualizações



Fotos