Google+


Secretaria de Educação participa da decisão do Fundeb para 2020
Blumenau contribuiu para deliberar o aumento dos fatores de ponderação do Fundeb para Educação Básica em 2020.

A Secretaria de Educação (Semed) esteve presente na reunião da Comissão Intergovernamental de Financiamento para a Educação Básica de Qualidade, que deliberou o aumento dos fatores de ponderação, por aluno, do Fundeb para Educação Infantil em 2020. A Comissão, composta por um integrante do Ministério da Educação (MEC), cinco representantes da Undime (um por região) e cinco do Consed (um por região), se reuniu na segunda e terça-feira, dias 2 e 3.

O fator de ponderação da creche pública em tempo parcial passará dos atuais 1,15 para 1,20 e, o fator da pré-escola em tempo parcial passará de 1,05 para 1,10. Este aumento, ainda que simbólico, sinaliza que o Fundeb encerra o ciclo prevendo avanços de recursos para a etapa da Educação Infantil.

A Secretária de Educação, Patrícia Lueders, lembra que o novo Fundeb, que está sendo discutido no congresso nacional por meio de Propostas de Emenda à Constituição, precisa ter um olhar diferenciado para a Primeira Infância. "Pesquisas revelam a importância dessa etapa na vida das crianças e o novo Fundeb precisa levar isso em consideração".

Vale ressaltar que os valores de ponderação aprovados pela Comissão Intergovernamental de Financiamento para a Educação Básica de Qualidade serão oficialmente publicados no Diário Oficial da União, em resolução que aprova as ponderações aplicáveis entre diferentes etapas, modalidades e tipos de ensino da educação básica e entrará em vigor em 2020. "Estamos felizes com o resultado, pois é a primeira que Blumenau participa da Comissão para deliberação do Fundeb", finaliza a Secretária.

Assessora de Comunicação: Rafaella Fernandes



postada em 06/12/2019 16:23 - 473 visualizações



Fotos