Google+


Secretaria de Educação firma parceria com a Confederação Brasileira de Hóquei para inclusão da modalidade nas escolas
Os professores de educação física vão passar por capacitações para dar aulas de hóquei para os estudantes

Nesta sexta-feira, dia 31, através da Secretaria Municipal de Educação, a Prefeitura de Blumenau firmou parceria com a Confederação Brasileira de Hóquei sobre a Grama e Indoor (CBSG) para a capacitação de professores da Rede Municipal de Educação para a inclusão da modalidade de Hóquei nas instituições de ensino do município. O vice-presidente da confederação, Rafael Barbosa Levilo, esteve no gabinete do prefeito Mário Hildebrandt para oficializar a parceria. 

A parceria já ocorria no ano de 2022 em cinco escolas e em 2023 foi renovada para mais cinco escolas. As escolas já beneficiadas são a EBM Profª Adelaide Starke, EBM  Profª Zulma Souza da Silva, EBM Visconde de Taunay, EBM Leoberto Leal e EBM General Lúcio Esteves. Neste ano as escolas que também serão contempladas são EBM Machado de Assis, EBM Conselheiro Mafra, EBM Pedro II, EBM Bilíngue Pastor Faulhaber e a EBM Henrique Alphart. 

Além dos professores de educação física das escolas polos participantes, a formação também se estende para todos os professores de educação física da rede que desejarem participar. Em 2022, 25 professores participaram das capacitações.

“O esporte é uma grande ferramenta para a construção da cidadania, através do Hóquei as crianças e adolescentes têm a oportunidade de ir além de conhecer e praticar o esporte. Os estudantes interagem entre si, criam vínculos, melhoram o foco, desenvolvem a empatia e o espírito de equipe”, destaca Alexandre Matias, secretário de educação.

Em outubro de 2022, os professores que atuaram nos pólos do Hóquei tiveram a oportunidade de participar de uma capacitação no primeiro Encontro Nacional de Fomento do Hóquei, na cidade do Rio de Janeiro. Outra ação importante foi a participação da Confederação Brasileira de Hóquei dos 47° Jogos Estudantis da Primavera de Blumenau.

“Esta é uma parceria que deu certo. Ficamos muito felizes em renovar e ampliar este projeto para mais cinco escolas do município. Através da parceria com  Confederação Brasileira de Hóquei Sobre Grama e Indoor (CBSG), que é uma grande referência, nossos estudantes podem ter contato com uma modalidade esportiva diferente e assim também  que aprendam e pratiquem o hóquei nas escolas”, afirma Mário Hildebrandt, prefeito de Blumenau.

Hóquei Sobre Grama e Indoor

O Hóquei é um esporte coletivo, praticado em diversos países do mundo, por pessoas de todas as idades. As partidas devem ser disputadas por duas equipes de onze jogadores. Os participantes usam tacos para jogar a bola com a intenção de marcar gol. O objetivo da CBSG é tornar o esporte mais popular no Brasil através de parcerias com Instituições de Ensino, buscando despertar em crianças e adolescentes o interesse em praticar um dos esportes mais popular do mundo, de maneira divertida e segura, potencializando o desenvolvimento integral dos estudantes, incorporando os valores positivos do esporte.

Confederação Brasileira de Hóquei Sobre Grama e Indoor (CBSG)

A Confederação Brasileira de Hóquei Sobre Grama e Indoor (CBSG), entidade que regulamenta a prática do Hóquei nas suas diferentes modalidades (Sobre a Grama, Indoor, Hokey5s e Beach Hockey) em todo território nacional, é filiada ao Comitê Olímpico do Brasil (COB), à Federação Pan-americana de Hóquei (PAHF e à Federação Internacional de Hóquei (FIH).

 
Assessora de comunicação: Júlia Vanderlinde


postada em 31/03/2023 16:44 - 850 visualizações



Fotos
  • Foto: Marcelo Martins
  • Foto: Marcelo Martins
  • Foto: Marcelo Martins
  • Foto: Marcelo Martins
  • Foto: Marcelo Martins