Google+


Secretaria de Educação beneficia mais de 3 mil alunos com transporte escolar gratuito
Com um custo anual de R$ 2,6 milhões, serviço garante aos estudantes blumenauenses o acesso à educação

A Prefeitura de Blumenau, através da secretaria de Educação (Semed), oferece transporte escolar gratuito aos estudantes pertencentes à rede pública municipal e estadual de ensino, durante o ano letivo. Os alunos da rede estadual são beneficiados através de um acordo firmado com o Governo do Estado de Santa Catarina. O objetivo do transporte escolar gratuito é de combater a evasão escolar, além de proporcionar um deslocamento com segurança, agilidade e conforto.

O serviço em Blumenau é gerido pela Semed, que atende mais de 3 mil estudantes. O transporte gratuito custa aos cofres públicos em média R$ 2,6 milhões por ano. Este valor garante o acesso escolar aos alunos que atendam aos critérios de utilização estabelecidos na Lei Complementar nº 754, De 26 de Dezembro de 2019. Conforme dispõe a lei, o estudante deve estar matriculado na escola mais próxima da residência e que a distância mínima de trajeto deve ser igual ou superior a três quilômetros. 

O transporte gratuito é oferecido em duas modalidades:

  • Transporte com ônibus escolares nas localidades rurais ou onde não há transporte público.
  • Crédito estudantil, com o passe escolar, para os estudantes que residem onde há transporte coletivo convencional.

As famílias interessadas e que se enquadram nos critérios, devem procurar a secretaria da escola que o aluno frequenta e fazer a solicitação do serviço. Os estudantes que não se encaixam nos critérios da gratuidade, têm o direito de adquirir os passes de ônibus com 50% de desconto mediante cadastro na Blumob, concessionária do transporte coletivo de Blumenau.

Assessor de Comunicação: Emerson Jose Geraldo



postada em 18/01/2022 10:45 - 1129 visualizações



Fotos