Google+


Projetos de CEI de Blumenau viram case em universidades europeias
CEI Irmã Maria Christa Prullage destacou-se por suas atividades pedagógicas.

Blumenau ganhará visibilidade  no meio acadêmico internacional com o Centro de Educação Infantil (CEI) Irmã Maria Christa Prullage. A proposta pedagógica da unidade se tornará case em publicações científicas da Universidade do Minho, em Portugal, e na Revista Eletrônica de Pesquisa e Docência (Reid), editada pela Universidade de Jaén, na Espanha, e pela Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc). O CEI também recebeu convite para integrar um eBook produzido pelo Centro Universitário Barriga Verde (Unibave), em parceria com a Universitat Autònoma de Barcelona e a Rede Internacional de Escolas Criativas (Riec).

O CEI foi tema de dois trabalhos de conclusão de curso de alunas da Universidade Regional de Blumenau (Furb), que receberam convites para publicar artigos científicos no exterior. Uma das pesquisas abordou o Livro de Vivências produzido na unidade a partir das experiências vivenciadas pelas crianças, que possibilitaram a aprendizagem por meio de práticas educativas criativas. O outro artigo analisou o papel das professoras na construção de diferentes ambientes educativos.

Já para o eBook, o CEI apresentou a proposta de interação das crianças com a trilha que circunda a unidade e a criação de um mapa para ela. Além das publicações, o CEI Irmã Maria Christa Prullage levará as suas experiências para o curso de Pedagogia da Furb e para a rede de educação municipal de Massaranduba.

“Devido ao interesse, encantamento e motivação das pesquisadoras com a proposta pedagógica e o espaço do CEI, a Furb propôs que o CEI se torne um campo de estágio para o curso de Pedagogia”, explica a diretora da unidade, Simone de Sousa Santos. 

O CEI está localizado na Rua Fritz Bruch, s/nº, na Itoupavazinha.

 

Assessora de Comunicação: Aline Franzoi Santos Fleith



postada em 20/12/2017 09:19 - 866 visualizações



Fotos