Google+


Projeto de Musicalização Infantil nos CEIs completa 16 anos em Blumenau
Para marcar a data, os professores de música terão um dia de formação específica de forma on-line.

Foto: Marcelo Martins

Nesta terça-feira, dia 1°, o projeto de Musicalização Infantil completa 16 anos potencializando o desenvolvimento musical das crianças atendidas na Rede Pública Municipal de Ensino de Blumenau. Coordenado pela Secretaria de Educação (Semed), o trabalho conta com 20 professores e atende mais de 10 mil crianças por ano, distribuídas nos 79 Centros de Educação Infantil (CEIs) do município. Para marcar a data, os professores de música terão um dia de formação específica de forma on-line.
  
No período da manhã, a formação será ministrada pela Profª Drª Carla Carvalho (FURB) e a tarde serão os Professores Doutores Tiago e Vivian Madalozzo (UFPR/UNESPAR/PUC), além do Prof. Dr. Guilherme Romanelli (UFPR). 
  
História do Projeto de Musicalização Infantil
  
O Projeto Musicalização Infantil teve início como projeto piloto no ano de 2000 no Centro de Educação Infantil (CEI) Cilly Jensen e, no ano seguinte, no CEI Nazaré. Mas foi somente em 1° de junho de 2005, com as devidas adequações, que o projeto foi implementado pela Secretaria de Educação (Semed). Iniciando com quatro professores com Licenciatura em Música, as atividades passaram a atender seis Centros de Educação Infantil (CEIs).
  
A Coordenadora do Programa Bandas e Fanfarras e do Projeto Musicalização Infantil, Bia Pasold, conta que trouxe esta ideia inspirada nos jardins de infância da Alemanha. “Tivemos que adaptar aqui para Blumenau. Primeiramente nesses dois CEIs ajustamos o tempo que as crianças se concentravam com a atividade musical, para que ela pudesse receber a música com tranquilidade e alegria”, destaca.
  
No ano de 2015, o Projeto Musicalização Infantil ampliou o atendimento para todos os CEIs do município. Passados 16 anos, o Projeto já atendeu milhares de crianças, que por meio das atividades puderam desenvolver a percepção auditiva, imaginação, criatividade e a comunicação. A secretária de Educação, Patrícia Lueders, destaca que é fundamental esse projeto, principalmente, porque já inicia na educação infantil. “A música, ela traz a sensibilidade, o ritmo, além de todo o desenvolvimento integral das nossas crianças”, diz.
  
Os encontros acontecem uma vez por semana e o conteúdo é programado de acordo com a faixa etária das crianças. No Projeto Musicalização Infantil, em prol da formação humana, são promovidas ações pedagógicas nas quais a criança tenha a oportunidade de brincar com som e música, expressar-se musicalmente usando a voz, o corpo, objetos sonoros e instrumentos musicais, desenvolver em relação ao som, ao silêncio e a música, além da percepção, sensibilidade, imaginação, autonomia, criatividade, comunicação, apropriar-se de conceitos musicais e ampliar o repertório musical. “É muito gratificante ver as crianças que começaram no projeto e seguiram em vários segmentos da música”, completa Bia.



postada em 31/05/2021 17:45 - 289 visualizações



Fotos
  • Foto: Marcelo Martins