Google+


Programa de Educação Fiscal celebra 15 anos no município com seminário e Concurso de desenho de Mascote
O objetivo da ação é debater temáticas da educação fiscal e da educação financeira

Foto: Michele Lamin

A Prefeitura de Blumenau por meio das Secretarias de Educação e da Fazenda com apoio da Receita Federal promoveu nesta segunda-feira, dia 15, o XIII Seminário Municipal de Educação Fiscal. O encontro ocorreu no auditório da ETSUS e contou com a participação de diretores e professores da rede municipal de educação.

O seminário celebra os 15 anos do Programa da Educação Fiscal no município. O objetivo é debater temáticas da educação fiscal e da educação financeira vivenciadas no dia a dia dos diferentes órgãos da administração pública, contribuindo para a construção de um cidadão conhecedor de seus direitos e deveres, assim construindo uma sociedade comprometida com as suas garantias constitucionais. 

“Com muita alegria participamos do Seminário de Educação Fiscal do município. Ficamos muito realizados de poder destinar notebooks, tablets, projetores, caixas de som e microfones para a premiação das escolas, estudantes e professores que venceram o concurso de desenho do mascote da educação fiscal. A Prefeitura pode contar conosco em parcerias institucionais como essa”, declara Eduardo Burigo de Souza, delegado da Receita Federal de Blumenau.  

Além disso, o encontro promove um momento de aprendizado, reflexões e trocas de experiências entre os profissionais da Educação com base no Currículo da Educação Básica do Sistema Municipal de Ensino de Blumenau.

Ao longo do dia a programação do evento contou com a palestra sobre a trajetória do programa municipal, roda de conversa sobre as vivências da educação fiscal nas escolas de Blumenau. Além disso, palestrou o delegado da Receita Federal, Eduardo Burigo de Souza, sobre a relação Fisco-Contribuinte e também o Auditor Fiscal da Receita Estadual e membro do Conselho Estadual de Combate à pirataria (CECOP), Jair Antônio Schmitt, que abordou a temática função social dos tributos - comércio legal e o consumo consciente. 

“Todo esse trabalho que é desenvolvido pelo programa é fundamental, para que possamos transmitir para nossos estudantes a importância dos tributos e dos impostos nas questões sociais e da sua responsabilidade como cidadão. É através desses recursos que é possível melhorar nossas unidades educacionais, por exemplo”, destaca Alexandre Matias, secretário de educação. 

Resultado concurso Mascote da Educação Fiscal 

Na ocasião também foi divulgado o resultado do Concurso de Desenho do Mascote de Educação Fiscal. O concurso contou com apoio da Receita Federal do Brasil, através da doação da premiação. 

O desenho escolhido foi da estudante Daniely de Jesus Ferreira, do 9°ano B, da EBM Pedro I, com supervisão da professora Sheila Graciela H. da S. Hedler. Mais dois estudantes foram escolhidos como destaque, Henrique Antônio Koestetzer, do 8° ano A, da EBM Vidal Ramos, com supervisão da professora Carla Elizabeth, e Eduarda Zimmermann, do 9° ano B, também da EBM Pedro I, também com supervisão da professora Sheila Graciela H. da S. Hedler. 

A vencedora do concurso e a professora responsável foram contempladas com um notebook, a escola também ganhou um notebook, um projetor multimídia, uma caixa de som e um microfone. Os outros dois destaques ganharam um tablet, assim como os professores responsáveis e as  escolas receberam um projetor multimídia, uma caixa de som e um microfone. 
O objetivo foi criar um mascote que simboliza o programa e sua função social, promovendo também uma identidade visual. Além disso, o concurso buscou incentivar os estudantes a conhecerem melhor as ações e atividades da educação fiscal. Alunos do 1° ao 9° ano da Rede Municipal de Ensino podem se inscrever para criar o seu desenho.

Assessora de comunicação: Júlia Gabriela Vanderlinde



postada em 16/05/2023 09:13 - 642 visualizações



Fotos
  • Foto: Michele Lamin
  • Foto: Michele Lamin
  • Foto: Michele Lamin
  • Foto: Michele Lamin
  • Foto: Michele Lamin
  • Foto: Michele Lamin
  • Foto: Michele Lamin
  • Foto: Michele Lamin
  • Foto: Michele Lamin
  • Foto: Michele Lamin
  • Foto: Michele Lamin
  • Foto: Michele Lamin
  • Foto: Michele Lamin