Google+


Prefeito assina parceria com programa do governo britânico para fortalecimento do ensino da língua inglesa nas escolas
O programa Skill for Prosperity tem ações voltadas para professores e estudantes

Nesta sexta-feira, dia 24, o prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt, a vice-prefeita, Maria Regina de Souza Soar e o secretário de Educação, Alexandre Matias, assinaram a parceria com o programa Skills for Prosperity para o ano de 2023. Além disso, a cerimônia também contou com a presença do Cônsul Britânico de Santa Catarina, Michael Delaney.

O programa Skills for Prosperity é uma parceria com o governo britânico junto a Associação Nova Escola, Fundação Lemann, Instituto Reúna e Observatório de Ensino de Língua que tem como objetivo fortalecer o ensino de inglês nas escolas públicas. Atualmente, a iniciativa acontece em nove países do mundo e em cinco estados brasileiros e partir de agora nas escolas de Blumenau.

“Essa é uma conquista para nossas crianças. O aprendizado de uma segunda língua abre portas no futuro. É importante que nossos estudantes já saiam preparados da escola com todo esse conhecimento. Com certeza essa parceria vai enriquecer ainda mais o aprendizado nas nossas escolas”, declara Mário Hildebrandt, Prefeito de Blumenau.

As ações do programa são voltadas para os professores e estudantes do 6° ao 9°ano e consistem no desenvolvimento de materiais impressos, em formações de professores para o uso dos materiais e aplicação de testes de proficiência para professores e também estudantes. As atividades são voltadas para a leitura e texto. O programa vai contemplar todas as escolas da rede municipal.

“Essa parceria é muito importante, principalmente para o desenvolvimento na educação bilíngue nas escolas do nosso município. É mais uma forma e uma grande ferramenta  para aperfeiçoar nossos professores e assim qualificar ainda mais o ensino dos nossos estudantes”, destaca Alexandre Matias, secretário de Educação de Blumenau. 

Educação Bilíngue

Desde 2019, a Rede Pública Municipal de Ensino de Blumenau possui escolas com Educação Bilíngue. Ao todo são 18 escolas, 13 com a segunda língua em inglês. O objetivo é criar, desenvolver e ampliar, por intermédio de experiências culturais e interações sociais mediadas pelas linguagens em diferentes contextos de aprendizado, comunicação visual, escuta, leitura e escrita em Língua Portuguesa e em uma segunda língua, oferecida pelas Instituições de Ensino.  

Os estudantes possuem desde o primeiro ano do Ensino Fundamental o contato diário com a segunda língua, uma vez que os conceitos e conteúdos dos componentes curriculares são ensinados, concomitantemente, na Língua Portuguesa e na língua ofertada, provendo, desta forma, a aquisição da segunda língua de forma natural.

Assessora de comunicação: Júlia Gabriela Vanderlinde



postada em 24/02/2023 14:51 - 898 visualizações



Fotos
  • Foto: Michele Lamin
  • Foto: Michele Lamin
  • Foto: Michele Lamin