Google+


Novos diretores e diretores adjuntos iniciam capacitação de gestão escolar
Os novos gestores irão participar de cinco encontros totalizando uma carga horária de 40 horas para formação específica

Nesta quarta-feira, dia 18, por meio da Secretaria de Educação (SEMED) ocorreu a solenidade de abertura do período formativo dos novos diretores e diretores adjuntos dos 80 Centros de Educação Infantil (CEIs) e 46 Escolas Básicas Municipais (EBMs). O evento ocorreu no auditório da Escola Técnica de Saúde “Dr. Luiz Eduardo Caminha” de Blumenau (ETSUS). 

O objetivo da formação é desenvolver as capacidades de gestão dos novos diretores e diretores adjuntos, que foram empossados em dezembro de 2022 e demais diretores que se mantêm na função para qualificar ainda mais seu trabalho. Na formação os diretores terão maior conhecimento sobre a estrutura da Semed, além de receberem orientações sobre o Plano Municipal de Educação e sobre a Lei Complementar Municipal n° 9.199/2022, que instituiu o Processo de Qualificação de Diretor Escolar e Diretor Escolar Adjunto.

Os 126 Diretores e os 26 Diretores Adjuntos ainda vão passar por mais quatro encontros, nos dias 19, 20, 25 e 26 de janeiro. Cada encontro terá 8h, totalizando uma carga horária de 40 horas para formação específica que trata das políticas públicas da educação municipal, bem como as legislações vigentes.

“Os diretores são uma extensão da Secretaria de Educação em cada uma das instituições. A formação é fundamental para nos aproximarmos. Da mesma forma, é um momento necessário sobre os trâmites dentro da Semed e qualificar ainda mais o trabalho dos diretores”, destaca Alexandre Matias, Secretário de Educação.

 

Novos Diretores
Os 126 diretores e os 26 diretores adjuntos foram empossados em dezembro de 2022, após cumprirem todos os requisitos e etapas da Lei Complementar Municipal n° 9.199/2022 que instituiu o Processo de Qualificação de Diretor Escolar e Diretor Escolar Adjunto das Instituições de Ensino mantidas pela Rede Pública Municipal de Ensino de Blumenau.

 

Secretário de Educação Alexandre Matias visita Instituições de Ensino 

O secretário de Educação, Alexandre Matias, visitou na terça-feira, 17, cinco Instituições de Ensino da Rede Pública Municipal, para acompanhar a organização de CEIs e EBMs visando inicio do ano letivo de 2023, bem como dialogar, receber demandas e fazer orientações técnicas e pedagógicas as equipes diretivas. No roteiro de visitações, Alexandre Matias esteve acompanhado da Diretora Geral Angela Maria Simão Hoemke.



postada em 19/01/2023 12:30 - 284 visualizações



Fotos