Google+


Mais de cem pessoas participaram do Seminário de Educação Fiscal
Evento capacitou profissionais sobre cidadania fiscal, social e tributária.

Foto: Michele Lamin

A Prefeitura de Blumenau, por meio das Secretarias Municipais de Educação (Semed) e Gestão Financeira (Segefi), promoveu nesta terça e quarta-feira, dias 13 e 14, o 10º Seminário de Educação Fiscal. O evento reuniu cem profissionais na Escola Técnica de Saúde de Blumenau (ETSUS) para acompanhar palestras e apresentação de cases dentro da temática “Cidadania fiscal, social e tributária”.

A abertura contou com a palestra do delegado da Receita Federal de Blumenau, Daniel Carlos. Ao longo da quarta-feira, foram apresentados projetos desenvolvidos em escolas e CEIs do município e se realizaram painéis com a participação de representantes do Observatório Social de Blumenau (Osblu), Receita Federal e governo do estado de Santa Catarina.

“A Educação é uma das únicas pastas que consegue trabalhar com a conscientização e prevenção. Com a Educação Fiscal, trabalhamos desde a Educação Infantil com projetos maravilhosos executados pelas nossas unidades, desenvolvendo a cidadania com nossas crianças de forma lúdica, mas ao mesmo tempo muito responsável e consciente”, ressaltou a secretária de Educação Patrícia Lueders.

Um exemplo disso é o projeto desenvolvido na Escola Básica Municipal (EBM) Leoberto Leal. Desde 2014, a unidade realiza o Recreio Pedagógico. Sob a supervisão dos professores, as turmas dos anos finais são responsáveis por coordenar atividades com os estudantes dos anos iniciais, como jogos, canto de leitura, brincadeiras de casinha, pular corda e assim por diante. Eles são responsáveis também por selecionar o repertório musical que toca na escola na hora do recreio.

A proposta foi implantada com o objetivo de evitar brincadeiras que destoassem de valores com o respeito mútuo entre as crianças e evitar interações que despertassem a agressividade. Ao mesmo tempo, promover o resgate de valores cidadãos, como responsabilidade, engajamento, convívio em grupo, entre outros. O projeto tem trazido tamanho resultado entre os estudantes, que foi um dos cases apresentados durante a programação do seminário.

Em 2018, o programa de Educação Fiscal teve a participação de 47 unidades educacionais do município, abrangendo 16 mil estudantes de todas as idades. A meta da Comissão Mista de Educação Fiscal para este ano é ampliar ainda mais o número de unidades envolvidas.

 

Assessora de Comunicação: Aline Franzoi Santos Fleith 



postada em 15/05/2019 17:15 - 160 visualizações



Fotos
  • Foto: Michele Lamin
  • Foto: Michele Lamin
  • Foto: Michele Lamin
  • Foto: Michele Lamin
  • Foto: Michele Lamin
  • Foto: Michele Lamin
  • Foto: Michele Lamin