Google+


Festa da Cultura Alemã marca quarta-feira no CEI Max Scheidemantel
Evento ocorre no período vespertino e contará com muita música e dança alemã.

Para valorizar a tradição germânica, o Centro de Educação Infantil Max Scheidemantel promove nesta quarta-feira, dia 7, a Festa da Cultura Alemã. A atividade ocorre no período vespertino na própria unidade, situada na rua Soldado Mario Luiz Bertolini, 142, no bairro Itoupava Norte. O evento é voltado às crianças e familiares, além da comunidade escolar. 

Durante a tarde serão apresentadas músicas, danças e brincadeiras típicas alemãs. Cada turma ficará responsável por um tipo de apresentação, sendo divididas em Herr Kimpe, Vor Dem Spiegel, Ich Sagte Zum Hans, Drei Schritte Rückwärts Gehen, Es Geht Eine Zipfelmütz, Rotkehlchen e Vir Wollen Eine Reise Machen. A ação é coordenada pelo professor Mariano Daniel Becker Junior, do projeto de Musicalização Infantil da Secretaria Municipal de Educação. Confira abaixo um pouco sobre cada apresentação:

 

Herr Kimpe

Brincadeira de roda, baseada no texto: “Quem viu hoje o Senhor Kimpe e o seu cavalo com a cabeça branca e a cauda preta? Ele não pode mais comer o feno, já que uma palha dura ficou presa na garganta”.

Vor Dem Spiegel

Na frente do espelho: “Eu vou até o espelho e quero me ver, bem como o meu chapéu novo que ainda está bom para mim! O mesmo acontece com a minha saia, com meu casaco e com meu sapato”.

Ich Sagte Zum Hans

Eu disse para o Hans é uma dança de roda baseada no texto: “Eu disse para o Hans que ficasse quieto! Mas por que é que eu tenho que ficar quieto, eu não disse nada para ninguém”.

Drei Schritte Rückwärts Gehen

Dança que representa os movimentos das crianças indicados na canção: caminhar e girar com o par.

Es Geht Eine Zipfelmütz

Dança de roda conhecida tradicionalmente em Berlim. Uma carapuça está andando dentro do nosso círculo, ela se sacode jogando as pernas para trás e bate palmas. Simbolicamente, esta canção infantil representa os nove meses de uma gravidez.

Rotkehlchen

Dança de roda, baseada no texto: “O Robin bate bem de leve na janela: deixe-me entrar porque aqui fora está muito frio e a neve deixou tudo branco. Meninas escutam o bater e jogam grãos e farelos para o Robin. Isto lhe faz um bem, que após saciar a sua fome, retorna para a floresta”. O Robin Europeu é uma espécie de ave da família dos papa-moscas. Sua dieta consiste principalmente de insetos, pequenas aranhas, minhocas e caracóis.

Vir Wollen Eine Reise Machen

Vamos fazer uma viagem é uma brincadeira onde as crianças formam uma locomotiva. Cada uma é um vagão: os braços representam as portas. A locomotiva parte somente quando todos os vagões estiverem encaixados. Passageiros: prestem atenção quando a locomotiva chamar. As crianças que estão pelo caminho são convidadas a viajar junto para a cidade de Madri.

Assessora de Comunicação: Yara Schram



postada em 06/10/2015 15:27 - 3694 visualizações



Fotos
  • Foto: Divulgação
  • Foto: Divulgação