
Nesta sexta-feira, dia 21, estudantes da rede pública municipal de ensino participaram do Hackathon Blumenau, a segunda etapa do programa Hellow Blumenau, uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e o Senai de Blumenau. O evento ocorreu no Complexo Esportivo do Sesi e reuniu 300 estudantes com o melhor desempenho na primeira fase do programa.
O Hackathon Blumenau é uma maratona tecnológica voltada para estudantes do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental, com o objetivo de despertar o interesse dos jovens no universo da tecnologia e suas oportunidades no mercado de trabalho.
"Estamos investindo na formação dos nossos estudantes porque sabemos que a tecnologia é um dos setores que mais crescem em Blumenau. Queremos que esses jovens estejam preparados para as oportunidades que essa área oferece”, comentou o prefeito, Egidio Ferrari.
Na primeira fase do Hellow Blumenau, cerca de 4,5 mil estudantes de 37 escolas municipais foram beneficiados. Desses, 300 foram selecionados para o Hackathon, e, ao final da competição, 100 finalistas ganharam um curso gratuito na área de tecnologia oferecido pelo Senai.
“Estamos proporcionando aos nossos estudantes a oportunidade de desenvolver habilidades essenciais para o futuro, estimulando a criatividade e a inovação", destacou a secretária de Educação, Simone Probst.
Além de incentivar a qualificação dos estudantes na área de tecnologia, a iniciativa também busca promover maior participação feminina no setor de TI. Por isso, 50% das vagas para os finalistas são destinadas às meninas, estimulando a inclusão e a diversidade no mercado de trabalho.
Durante o evento, os jovens foram desafiados a desenvolver soluções inovadoras para um problema específico, trabalhando em equipes e contando com o suporte de mentores técnicos. No encerramento, as propostas foram apresentadas em formato de pitch e avaliadas por um júri composto por representantes do Senai, do Ecossistema Local de Inovação de Blumenau e de empresas do setor de Tecnologia da Informação.
Assessora de comunicação: Júlia Gabriela Vanderlinde
postada em 21/03/2025 14:40 - 603 visualizações
Fotos
-
Foto: Marcelo Martins
-
Foto: Marcelo Martins
-
Foto: Marcelo Martins
-
Foto: Marcelo Martins
-
Foto: Marcelo Martins
-
Foto: Marcelo Martins
Mais notícias parecidas com Evento desafia estudantes da rede pública municipal a criar soluções inovadoras na área da tecnologia
EBM General Lúcio Esteves fica em segundo lugar em competição nacional do IBGESecretaria de Educação leva ações de conscientização sobre segurança às instituições de ensino de Blumenau
Abril é o Mês de Conscientização da Segurança nas Escolas em Blumenau
Educação de Blumenau faz cerimônia de boas-vindas para mais de 300 professores