Google+


Evento desafia estudantes da rede pública municipal a criar soluções inovadoras na área da tecnologia
Hackathon Blumenau reuniu 300 estudantes e ocorreu no Complexo Esportivo do Sesi

Nesta sexta-feira, dia 21, estudantes da rede pública municipal de ensino participaram do Hackathon Blumenau, a segunda etapa do programa Hellow Blumenau, uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e o Senai de Blumenau. O evento ocorreu no Complexo Esportivo do Sesi e reuniu 300 estudantes com o melhor desempenho na primeira fase do programa.

O Hackathon Blumenau é uma maratona tecnológica voltada para estudantes do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental, com o objetivo de despertar o interesse dos jovens no universo da tecnologia e suas oportunidades no mercado de trabalho.

"Estamos investindo na formação dos nossos estudantes porque sabemos que a tecnologia é um dos setores que mais crescem em Blumenau. Queremos que esses jovens estejam preparados para as oportunidades que essa área oferece”, comentou o prefeito, Egidio Ferrari.

Na primeira fase do Hellow Blumenau, cerca de 4,5 mil estudantes de 37 escolas municipais foram beneficiados. Desses, 300 foram selecionados para o Hackathon, e, ao final da competição, 100 finalistas ganharam um curso gratuito na área de tecnologia oferecido pelo Senai.

“Estamos proporcionando aos nossos estudantes a oportunidade de desenvolver habilidades essenciais para o futuro, estimulando a criatividade e a inovação", destacou a secretária de Educação, Simone Probst.

Além de incentivar a qualificação dos estudantes na área de tecnologia, a iniciativa também busca promover maior participação feminina no setor de TI. Por isso, 50% das vagas para os finalistas são destinadas às meninas, estimulando a inclusão e a diversidade no mercado de trabalho.

Durante o evento, os jovens foram desafiados a desenvolver soluções inovadoras para um problema específico, trabalhando em equipes e contando com o suporte de mentores técnicos. No encerramento, as propostas foram apresentadas em formato de pitch e avaliadas por um júri composto por representantes do Senai, do Ecossistema Local de Inovação de Blumenau e de empresas do setor de Tecnologia da Informação.

Assessora de comunicação: Júlia Gabriela Vanderlinde



postada em 21/03/2025 14:40 - 603 visualizações



Fotos
  • Foto: Marcelo Martins
  • Foto: Marcelo Martins
  • Foto: Marcelo Martins
  • Foto: Marcelo Martins
  • Foto: Marcelo Martins
  • Foto: Marcelo Martins