Google+


Educação Infantil é referência para municípios da Serra Catarinense
Representantes de dez cidades estiveram em Blumenau para conhecer práticas adotadas nos CEIs.

Na segunda-feira, dia 4, a Secretaria Municipal de Blumenau (Semed) recebeu a visita de representantes de dez cidades da Serra Catarinense, que vieram conhecer mais sobre as políticas e práticas pedagógicas voltadas para a Educação Infantil adotadas na rede municipal.

Entre os aspectos que Blumenau está servindo de referência, estão a mudança de cultura da Educação Infantil, que passa a ser tratada não mais como creche para cuidado de crianças, e sim como parte integrante da Educação Básica, com proposta pedagógica. Foram apresentados os avanços pedagógicos, como as novas abordagens para momentos como da alimentação, do descanso, musicalização e linguagem do movimento, a organização dos espaços e inserção dos mesmos enquanto enquanto currículo e a curadoria estética. Incluiu também o planejamento e das diferentes situações das vivências e das experiências vividas pelas crianças nos espaços dos CEIs de Blumenau.

“Na nossa proposta de Educação Infantil, a criança é protagonista, é vista como sujeito partícipe do seu próprio percurso formativo e por isso temos tido ótimos exemplos para apresentar às outras cidades”, destaca a secretária de Educação, Patrícia Lueders.

Ainda no campo das políticas públicas, foi apresentada a transição do pré-escolar ao Ensino Fundamental, e as mudanças no calendário letivo e no funcionamento do Sistema Fila Única.

Municípios que enviaram representantes:

Anita Garibaldi

Bom Jardim da Serra

Bom Retiro

Capão Alto

Campo Belo Sul

Urupema

Rio Rufino

Urubici

Ponte Alta

São Joaquim

Assessora de Comunicação: Aline Franzoi Santos Fleith 



postada em 06/11/2019 13:30 - 302 visualizações



Fotos