Google+


EBM Pedro II ganha prêmio nacional de Ecologia
Projeto apurou as constantes quedas de energia no bairro Progresso

A Escola Básica Municipal (EBM) Pedro II em Blumenau foi uma das vencedoras do 30° Prêmio Expressão de Ecologia, reconhecido pelo Ministério do Meio Ambiente como a maior premiação ambiental do Brasil no segmento empresarial.

Desenvolvido por estudantes do 8° ano A, sob coordenação do professor de Ciências da Natureza, Robson Damásio, o projeto “A energia elétrica no bairro Progresso em Blumenau: reflexões da realidade e como tornar o bairro mais sustentável” foi premiado na categoria Educação Ambiental, no setor ensino.

“Investir na Educação sempre foi uma das premissas do nosso governo, e essa premiação mostra que estamos caminhando na direção certa. É a certeza de que estamos trabalhando e construindo cidadãos conscientes de seus deveres também com o meio ambiente e que farão uma Blumenau melhor, que é o desejo de todos nós. Orgulho dos nossos alunos, dos nossos professores e de todas as equipes envolvidas no projeto”, disse o prefeito Mário Hildebrandt.

O projeto premiado abordou as frequentes quedas de energia no bairro Progresso e explorou maneiras mais sustentáveis de fornecê-la à comunidade local. A problemática é abordada nos objetivos de aprendizagem e desenvolvimento presentes no Currículo da Educação Básica do Sistema Municipal de Ensino de Blumenau (CEBSMEB), no componente curricular de Ciências da Natureza. 

Na metodologia foram realizadas pesquisas bibliográficas e de campo sobre o tema abordado; a construção de maquete para representar a região afetada; análise dos dados coletados e o levantamento de possíveis soluções para o problema.

A partir da análise dos dados, foi possível identificar que as quedas de energia eram causadas, na maioria das vezes, pela vegetação, alterações climáticas e atividades humanas. Como energia de suporte para a região, os estudantes, juntamente ao orientador, sugeriram a utilização de energia solar, visto que esta é sustentável.

“É muito gratificante ver os nossos estudantes se destacando em cenário nacional e conquistando prêmios tão importantes. Isso é fruto dos investimentos que têm sido realizados na Educação, do ótimo trabalho desempenhado pelos nossos professores e, é claro, da dedicação dos nossos estudantes”, pontuou a secretária de Educação Sonia Cipriani.

Criado em 1993 pela Editora Expressão, o Prêmio Expressão Ecologia tem como objetivo divulgar as principais ações de sustentabilidade e incentivar a replicabilidade dessas iniciativas. Neste ano, o prêmio teve 121 projetos inscritos e 30 vencedores. 

A solenidade de premiação será realizada no dia 31 de agosto em Florianópolis.

Assessor de comunicação: Luan Carlos Tamanini



postada em 27/05/2024 14:34 - 337 visualizações



Fotos