A Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria de Educação (Semed), realizou na noite desta segunda-feira, dia 2, o 3° Seminário da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Com o tema "Acolhimento da Multiculturalidade", o evento teve como objetivo discutir e promover o respeito às diferenças culturais na EJA.
“A educação transforma vidas, independente da idade. É muito gratificante ver jovens, adultos e idosos que não conseguiram concluir seus estudos voltando às salas de aula, e saber que Blumenau dá essa oportunidade nos enche ainda mais de orgulho. E o respeito à diversidade cultural é parte muito importante nesse processo, já que contamos com estudantes de diferentes regiões do Brasil e até mesmo de outras nacionalidades matriculados na EJA. Respeitar a diversidade cultural é, além de respeitar a história de cada um deles, mostrar que nossa Cidade acolhe e oferece oportunidade para todos os que a escolhem como sua casa”, destaca o prefeito Mário Hildebrandt.
A EJA é uma modalidade da Educação Básica ofertada para jovens, adultos e idosos que não tiveram acesso ou continuidade de estudos no Ensino Fundamental na idade própria. Ao todo, 180 estudantes com idades entre 15 e 69 anos estão matriculados na modalidade em Blumenau.
A organização da EJA em Blumenau ocorre em regime semestral, dividido em dois bimestres. As aulas são presenciais e ocorrem no período noturno, de segunda a sexta-feira.
“Nunca é tarde para concluir seus estudos. Muitos jovens e adultos iniciam seus estudos aqui na EJA e depois cursam a faculdade ou um curso técnico, tendo assim mais oportunidades no mercado de trabalho”, ressalta a vice-prefeita Maria Regina de Souza Soar.
Durante o seminário, os participantes acompanharam uma palestra sobre o Acolhimento da Multiculturalidade, realizada pela Professora Dra. Ana Paula Kuczmynda da Silveira e pelo Professor Dr. Luiz Herculano de Sousa Guilherme.
“O respeito à diversidade cultural é muito importante, inclusive na sala de aula. Os estudantes da EJA vêm de diversos locais e possuem trajetórias de vida diferentes. Alguns enfrentaram dificuldades, outros têm culturas e realidades diferentes, mas todos devem ser respeitados. Valorizar a diversidade cultural é muito importante e prezamos muito isso em nossas instituições de ensino”, afirma o secretário Alexandre Matias.
postada em 03/12/2024 10:42 - 295 visualizações
Fotos
Mais notícias parecidas com Diversidade cultural é tema do 3° Seminário da Educação de Jovens e Adultos
Prefeitura de Blumenau anuncia o início do ano letivo de 2025Prefeitura de Blumenau oficializa doação do Espaço Olga Karsten e anuncia nova praça no bairro Testo Salto
Prefeitura de Blumenau celebra a formatura de 24 estudantes da Educação de Jovens e Adultos
Educação Municipal de Blumenau é reconhecida com Selo Nacional Ouro em Alfabetização