Google+


Diretores e Diretores-adjuntos da Rede Pública Municipal de Ensino de Blumenau participam de formação
A formação tem como objetivo principal mostrar aos novos diretores escolares as políticas públicas da educação municipal, bem como as legislações atuais

Na próxima quarta-feira, 18 de janeiro de 2023, a Prefeitura de Blumenau por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed) realizará no auditório da Escola Técnica de Saúde “Dr. Luiz Eduardo Caminha” de Blumenau (ETSUS), às 8h, a solenidade de abertura do período formativo dos Diretores e Diretores-adjuntos dos 80 Centros de Educação Infantil (CEIs) e 46 Escolas Básicas Municipais (EBMs). No ato se farão presentes a prefeita em exercício, Maria Regina de Souza Soar, o secretário de Educação, Alexandre Matias e demais autoridades convidadas.

Empossados em dezembro de 2022, após cumprirem todos os requisitos e etapas da Lei Complementar Municipal n° 9.199/2022, que instituiu o Processo de Qualificação de Diretor Escolar e Diretor Escolar Adjunto das Instituições de Ensino mantidas pela Rede Pública Municipal de Ensino de Blumenau, os 124 Diretores e Diretores Adjuntos irão passar por cinco encontros, nos dias 18, 19, 20, 25 e 26 de janeiro. Cada encontro terá 8h, totalizando uma carga horária de 40 horas para formação especifica que trata das políticas públicas da educação municipal, bem como as legislações vigentes.

“É muito importante que os novos diretores, diretores-adjuntos que participaram do processo de forma justa e democrática, respeitando a escolha da comunidade, dos estudantes e dos servidores, e que aceitaram a responsabilidade de gerir os nossos CEIs e EBMs, sejam capacitados pelo poder público sobre o Currículo da Educação Básica do Sistema Municipal de Ensino de Blumenau e as questões de legislação inerentes as funções. Os diretores que já ocupavam a função, e que participaram do novo processo de escolha, também participarão da formação, e qualificar ainda mais o trabalho que já realizam”, comenta o prefeito de Blumenau Mário Hildebrandt, que na próxima semana está em período de férias.

Semed sob novo comando

O prefeito Mário Hildebrandt, nomeou no dia 4 de janeiro de 2022, Alexandre Matias como secretário municipal de Educação. Formado em Administração pela Universidade Regional de Blumenau (Furb) e pós-graduando em Contabilidade, Auditoria e Controladoria da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Alexandre Matias, de 41 anos, foi vereador eleito em 2016 e reeleito em 2020, atualmente está licenciado de seu segundo mandato no legislativo para ocupar funções no executivo municipal.

"A convite do prefeito Mário Hildebrandt e da vice-prefeita Maria Regina de Souza Soar, aceitei esse novo desafio e esta grande responsabilidade de estar à frente da Secretaria Municipal de Educação, o primeiro objetivo agora é continuar trabalhando com a equipe técnica da Semed e manter o excelente trabalho realizado por Patrícia Lueders por mais de seis anos”, afirma o secretário de Educação Alexandre Matias.

Com grande experiência em gestão Pública, Alexandre Matias já atuou no Governo do Estado de Santa Catarina como Gerente de Tecnologia da Informação, Gerente Administrativo e Diretor-Geral, à época denominada como Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional (SDR) de Blumenau. Além disso, antes de assumir como secretário de Educação, Alexandre Matias, estava desde abril de 2022 à frente da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semudes).

A missão de Alexandre Matias na Semed é dar continuidade ao trabalho de Patrícia Lueders, que aceitou o convite para assumir o cargo de Secretária-adjunta de Educação do Estado de Santa Catarina.

Assessor de comunicação: Emerson Jose Geraldo



postada em 13/01/2023 15:20 - 928 visualizações



Fotos