Google+


Dia Municipal do Paradesporto ocorre nesta sexta-feira, dia 12
Alunos de ginástica artística se apresentarão no CEI Dr. Arão Rebello em referência à data.

Foto: Eraldo Schnaider

Nesta sexta-feira, dia 12, Blumenau celebra o Dia Municipal do Paradesporto. A data já vem sendo referenciada pelo Programa Paradesporto Escolar ao longo da semana, com a distribuição de camisetas aos alunos e apresentações de modalidades. As ações culminarão com a apresentação dos alunos de Ginástica Artística no CEI Dr. Arão Rebello, durante a solenidade de entrega da reforma do telhado da unidade. Além disso, a equipe de goalball fará demonstrações e vivências ao longo do dia na Escola Básica Municipal (EBM) Visconde de Taunay.

A data foi instituída em agosto de 2018, em projeto de lei sancionado pelo prefeito Mário Hildebrandt, com objetivo de conscientizar sobre a importância do paradesporto na cidade como ferramenta de inclusão e promoção da qualidade de vida das pessoas com deficiência. A data escolhida faz alusão à criação da Associação do Paradesporto de Blumenau (Apesblu), que representa os paratletas da cidade.

A Prefeitura de Blumenau investe em torno de R$2 milhões por ano no Programa Paradesporto, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed). O programa atende atualmente cerca de 450 crianças, adolescentes e adultos, oferecendo gratuitamente 11 modalidades em 65 pólos implantados em diversos bairros da cidade. “O Paradesporto é importante porque proporciona não só qualidade de vida para os alunos, mas abrange também suas famílias, promovendo a socialização e inclusão dessas pessoas”, observa a secretária de Educação, Patrícia Lueders.

Além de proporcionar benefícios às pessoas com deficiência, o Paradesporto tem conquistado títulos e premiações de destaque, como medalhas de ouro em competições nacionais e internacionais, e o Troféu Guga Kuerten, sendo considerado uma referência nacional. Blumenau é responsável também por enviar o maior número de atletas para a seleção catarinense na disputa das Paralimpíadas Escolares, maior competição estudantil paralímpica do mundo.

 

Assessora de Comunicação: Aline Franzoi Santos Fleith 



postada em 11/04/2019 14:12 - 151 visualizações



Fotos
  • Foto: Eraldo Schnaider