Google+


Cinco projetos da Prefeitura Blumenau são finalistas do Prêmio Viva Blumenau
O prêmio é promovido pela NSC TV e destaca iniciativas da cidade em diversos setores

A Prefeitura de Blumenau tem cinco projetos finalistas do Prêmio Viva Blumenau, iniciativa da NSC TV que valoriza iniciativas que fazem a diferença na cidade. Dos cinco finalistas, dois concorrem na categoria de Educação, um de Inovação, um de Meio Ambiente e um de Social. Além dos cinco projetos, a paratleta Suzana Nahirnei é finalista na categoria Esporte. A definição dos vencedores será na próxima quarta-feira, dia 9.

A Secretaria de Educação tem três projetos finalistas. O primeiro deles é o “A Abelha não faz mal, faz mel. Tornando Nosso Mundo Mais Doce”, do CEI Osvaldo Deschamps, na categoria Meio Ambiente. A proposta, desenvolvida com crianças de 4 a 6 anos, envolve o meliponário da instituição, onde vivem sete espécies de abelhas sem ferrão. As crianças exploram o tema por meio de atividades sensoriais, culinárias e literárias, vivenciando na prática a importância das abelhas na biodiversidade e na polinização. O projeto já foi premiado em nível nacional e vai representar Blumenau na Mostratec Júnior 2025, no Rio Grande do Sul.

Na categoria Educação, são dois finalistas. O primeiro é o da EBM Bilíngue Prof. Oscar Unbehaun, localizada no bairro Água Verde, com o projeto de ensino bilíngue em Libras. Única instituição da rede com esse enfoque, a escola é referência em inclusão e na valorização da Cultura Surda. O outro é o da EBM Quintino Bocaiúva: “Projeto Disseminação da Leitura e Escrita”, conduzido pela professora indígena Maria Elis na biblioteca da instituição de ensino. Com foco na cultura e na identidade dos povos originários, a iniciativa propõe uma imersão por meio de adornos, objetos tradicionais e histórias indígenas.

Já a Secretaria de Saúde é finalista na categoria social, com o projeto da Horta Medicinal do AGF do Garcia. Uma alternativa saudável para a saúde física e mental. Com este objetivo, dois técnicos em enfermagem e um agente administrativo da unidade idealizaram a iniciativa.

Por fim, o programa +Devs2Blu, que é realizado pela Blusoft, mas tem a Prefeitura de Blumenau como maior apoiador, concorre na categoria Inovação. O programa tem como objetivo capacitar profissionais em tecnologia da informação. Ele foi desenvolvido para pessoas acima de 16 que já tenham algum conhecimento de programação e inglês. Desde a criação, já formou mais de 200 pessoas.

Além dos projetos citados, a paratleta Suzana Nahirnei, que compete com apoio da Prefeitura de Blumenau, também é finalista na categoria Esporte. Primeira blumenauense a disputar a Paralimpíada, terminou em quinto lugar no arremesso de peso. Também é recordista brasileira na modalidade e acumula medalhas em competições nacionais e internacionais.

Os projetos finalistas e a votação estão disponíveis no G1 SC. (https://g1.globo.com/sc/santa-catarina/noticia/2025/05/22/premio-viva-blumenau-2025-vote-nas-oito-categorias.ghtml)



postada em 04/07/2025 14:43 - 150 visualizações



Fotos
  • Foto: Horta Medicinal do AGF do Garcia
  • Foto: Paratleta Suzana Nahirnei
  • Foto: EBM Quintino Bocaiúva
  • Foto: Devs2Blu
  • Foto: A Abelha não faz mal, faz mel. Tornando Nosso Mundo Mais Doce”, do CEI Osvaldo Deschamps