
A Prefeitura de Blumenau tem cinco projetos finalistas do Prêmio Viva Blumenau, iniciativa da NSC TV que valoriza iniciativas que fazem a diferença na cidade. Dos cinco finalistas, dois concorrem na categoria de Educação, um de Inovação, um de Meio Ambiente e um de Social. Além dos cinco projetos, a paratleta Suzana Nahirnei é finalista na categoria Esporte. A definição dos vencedores será na próxima quarta-feira, dia 9.
A Secretaria de Educação tem três projetos finalistas. O primeiro deles é o “A Abelha não faz mal, faz mel. Tornando Nosso Mundo Mais Doce”, do CEI Osvaldo Deschamps, na categoria Meio Ambiente. A proposta, desenvolvida com crianças de 4 a 6 anos, envolve o meliponário da instituição, onde vivem sete espécies de abelhas sem ferrão. As crianças exploram o tema por meio de atividades sensoriais, culinárias e literárias, vivenciando na prática a importância das abelhas na biodiversidade e na polinização. O projeto já foi premiado em nível nacional e vai representar Blumenau na Mostratec Júnior 2025, no Rio Grande do Sul.
Na categoria Educação, são dois finalistas. O primeiro é o da EBM Bilíngue Prof. Oscar Unbehaun, localizada no bairro Água Verde, com o projeto de ensino bilíngue em Libras. Única instituição da rede com esse enfoque, a escola é referência em inclusão e na valorização da Cultura Surda. O outro é o da EBM Quintino Bocaiúva: “Projeto Disseminação da Leitura e Escrita”, conduzido pela professora indígena Maria Elis na biblioteca da instituição de ensino. Com foco na cultura e na identidade dos povos originários, a iniciativa propõe uma imersão por meio de adornos, objetos tradicionais e histórias indígenas.
Já a Secretaria de Saúde é finalista na categoria social, com o projeto da Horta Medicinal do AGF do Garcia. Uma alternativa saudável para a saúde física e mental. Com este objetivo, dois técnicos em enfermagem e um agente administrativo da unidade idealizaram a iniciativa.
Por fim, o programa +Devs2Blu, que é realizado pela Blusoft, mas tem a Prefeitura de Blumenau como maior apoiador, concorre na categoria Inovação. O programa tem como objetivo capacitar profissionais em tecnologia da informação. Ele foi desenvolvido para pessoas acima de 16 que já tenham algum conhecimento de programação e inglês. Desde a criação, já formou mais de 200 pessoas.
Além dos projetos citados, a paratleta Suzana Nahirnei, que compete com apoio da Prefeitura de Blumenau, também é finalista na categoria Esporte. Primeira blumenauense a disputar a Paralimpíada, terminou em quinto lugar no arremesso de peso. Também é recordista brasileira na modalidade e acumula medalhas em competições nacionais e internacionais.
Os projetos finalistas e a votação estão disponíveis no G1 SC. (https://g1.globo.com/sc/santa-catarina/noticia/2025/05/22/premio-viva-blumenau-2025-vote-nas-oito-categorias.ghtml)
postada em 04/07/2025 14:43 - 150 visualizações
Fotos
-
Foto: Horta Medicinal do AGF do Garcia
-
Foto: Paratleta Suzana Nahirnei
-
Foto: EBM Quintino Bocaiúva
-
Foto: Devs2Blu
-
Foto: A Abelha não faz mal, faz mel. Tornando Nosso Mundo Mais Doce”, do CEI Osvaldo Deschamps
Mais notícias parecidas com Cinco projetos da Prefeitura Blumenau são finalistas do Prêmio Viva Blumenau
Inscrições abertas para o Desfile Cívico de 7 de Setembro em BlumenauPrefeitura de Blumenau amplia Clubes de Matemática para 25 novas escolas em 2025
Estudantes inauguram horta de chás "Canto do Acalmar e Relaxar" na EBM Conselheiro Mafra
EBM Conselheiro Mafra inaugura espaço de chás em ação do Junho Verde