Google+


CEIs e escolas de Blumenau realizarão simulados de emergência
Ação faz parte do Plano de Contingência implantado na rede municipal de ensino.

Pela primeira vez, os Centros de Educação Infantil (CEIs) realizarão um simulado de emergência em rede municipal. A ação da Prefeitura de Blumenau direcionada à Educação Infantil é inédita no país e ocorrerá na sexta-feira, dia 5, às 9h30. Cerca de 14 mil crianças de zero a seis anos participarão.

“O simulado faz parte do Plano de Contingência que implantamos nos CEIs este ano e tem o objetivo de prevenir situações de emergência, como incêndios, dando mais segurança às crianças e aos profissionais que atuam nas unidades”, pondera a secretária de Educação, Patrícia Lueders.

Para dar mais veracidade ao exercício, a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros Militares de Blumenau serão acionados para se deslocar ao CEI Edgar Sasse, na Fortaleza Alta. Nas demais unidades, o treinamento ocorrerá sem a presença dos órgãos e seguirá o planejamento construído em conjunto com a Secretaria Municipal de Educação (Semed). “Nosso Plano de Contingência para os CEIs foi criado em conjunto com a Secretaria de Defesa do Cidadão (Sedeci), tendo em vista que não encontramos nenhum modelo adotado no Brasil. Então, nos baseamos em simulados realizados nos Estados Unidos e Japão”, explica Patrícia.

Escolas
As Escolas Básicas Municipais (EBMs) também farão uma simulação de emergência, na quinta-feira, dia 4. Essa ação ocorre todos os anos, dentro da programação do Julho Laranja. Todas as 46 escolas participarão, envolvendo mais de 20.600 estudantes do Ensino Fundamental. A ação cumpre também a Lei Complementar 1.232/2019 aprovada no início de junho, que cria o Plano de Evacuação nas Escolas Públicas e Privadas de Blumenau. Para 2020, a Semed pretende unificar a data dos simulados.

Assessora de Comunicação: Aline Franzoi Santos Fleith 



postada em 01/07/2019 11:04 - 1519 visualizações



Fotos