
Vinte e oito estudantes paratletas do Programa de Paradesporto de Blumenau integraram a delegação do Estado de Santa Catarina nas Paralímpiadas Escolares 2022, disputadas de 21 a 26 de novembro, no Centro de Treinamento Paralímpico, na cidade de São Paulo. Os paratletas blumenauenses foram fundamentais para que Santa Catarina conquistasse o troféu de vice-campeão geral da competição, competindo em sete modalidades e no pódio em cinquenta oportunidades.
O Para-Atletismo foi o grande destaque blumenauense da competição com dezessete medalhas de ouro, duas de prata, cinco de bronze e cinco novos recordes na competição. Bianca Ferreira (T47) duas vezes, nos 60m rasos, com o tempo nove segundos e sessenta e um milésimos, e nos 150m rasos, com o tempo de vinte e três segundos e vinte milésimos; Luis Fernando da Silva (T38), também duas vezes, no 75m rasos, com o tempo de dez segundos e dezoito milésimos, e no salto em distância com um salto de 4,8 metros; e Suelen Aguiar (T11) no Salto em Distância, com um salto de 2.06 metros escreveram seus nomes na história dos jogos ao marcarem novos recordes a serem superados nas próximas edições das Paralímpiadas Escolares.
Na modalidade de Para-Natação, Blumenau conquistou dez medalhas de ouro, nove de prata e uma de bronze. No Tênis de Mesa Paralímpico foram três medalhas de ouro e uma de Bronze, a Bocha Paralímpica e o Vôlei Sentado, conquistaram uma medalha de bronze em cada modalidade. O Futebol PC não subiu ao pódio, mas nem por isso voltou a Blumenau de mãos vazias, Pedro Gabriel Pereira trouxe na mala o Troféu de Artilheiro da competição.
Consideradas o maior evento mundial para estudantes com deficiência, as Paralímpiadas Escolares 2022, foram promovidas e organizadas pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e contou com a participação de paratletas/estudantes de 23 estados e o Distrito Federal. Além dos vinte e oito paratletas, a delegação de Blumenau contou com o apoio de 14 técnicos-professores e um Staff.
Programa de Paradesporto de Blumenau
O Programa de Paradesporto é realizado pela Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), em parceria com a Associação de Paradesporto de Blumenau (APESBLU), com o apoio da Secretaria do Esporte (SME) e de diversos parceiros da iniciativa privada, que contribuem para a manutenção do projeto, desde a iniciação paraesportiva escolar até o alto rendimento.
“Nosso maior objetivo é transformar vidas através do esporte, e a função do nosso programa de Paradesporto de Blumenau e fazer que os paratletas tenham as suas vidas e famílias transformadas, e com isso estejam bem preparados para as convocações, e quem sabe possam representar o Brasil nas Paralimpíadas de Paris em 2024. É por isso que na minha gestão nós investimos mais de R$ 2 milhões por ano Programa de Paradesporto e mais de R$ 6 milhões por ano no Bolsa Desportista para oferecer as condições necessárias para que os paratletas estejam sempre bem preparados possam representar da melhor forma a nossa cidade, o nosso estado e o nosso país”, afirma o prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt.”
Assessor de comunicação: Emerson Jose Geraldo
postada em 29/11/2022 17:35 - 294 visualizações
Fotos
Mais notícias parecidas com Blumenau conquista 50 medalhas nas Paralimpíadas Escolares 2022
Prefeitura encaminha projeto para adequação do Piso Nacional do MagistérioSemed realiza abertura do ano letivo para mais de 4,7 mil servidores
Nova instituição privada credenciada pela Prefeitura de Blumenau abre intenção de matrícula para a Educação Infantil
CEIs e Escolas realizam primeira chamada de matrículas para o ano letivo