
Blumenau se destacou nacionalmente como a cidade brasileira com o maior número de projetos inscritos na categoria escola do Prêmio Nacional de Educação Fiscal. Santa Catarina, por sua vez, recebeu o troféu de estado com mais inscrições, com um total de 32 projetos, sendo 30 deles de Blumenau. Esse protagonismo reflete o reconhecimento e a valorização da iniciativa na região. Como parte desse movimento, nesta quinta-feira, dia 15, foi realizada a 15ª edição do Seminário Municipal de Educação Fiscal, a partir das 13h30, no auditório da Associação dos Municípios do Vale Europeu (Amve).
O seminário teve como tema “Cidadania Fiscal”, e é uma ação promovida pela Secretaria Municipal de Educação em parceria com a Secretaria da Fazenda e a Receita Federal do Brasil. O encontro contou com a palestra do analista tributário da Receita Federal, Kélcio César Goedert, e teve como objetivo promover a formação política para o pleno exercício da cidadania desde os primeiros anos escolares.
A secretária de Educação, Simone Probst, destacou a importância do engajamento das escolas na construção de uma sociedade mais consciente. “É um orgulho ver nossas instituições se destacando em uma temática tão essencial. A Educação Fiscal forma cidadãos mais críticos, comprometidos e preparados para o futuro. Parabéns a todas as equipes envolvidas pela dedicação e criatividade nos projetos desenvolvidos”, ressaltou Simone.
A programação também incluiu a premiação da Gincana de Educação Fiscal, que buscou promover reflexões sobre temas presentes no cotidiano da administração pública, incentivando o protagonismo estudantil e o entendimento dos direitos e deveres do cidadão. As instituições participantes foram contempladas com prêmios doados pela Receita Federal.
As instituições de ensino premiadas na Educação Infantil foram: CEI Henrich Reif, CEI Vereador Ewaldo Moritz e CEI Daniela Bressanini; e as instituições de ensino premiadas no Ensino Fundamental: EBMB Rodolfo Hollenweger, EBM Almirante Tamandaré e EEB Professor Heriberto Joseph Muller.
O público-alvo do evento foram profissionais da Educação Básica e da área da Fazenda. Atualmente, o Programa de Educação Fiscal contempla 30 instituições de ensino: 19 Centros de Educação Infantil, dez escolas da Rede Municipal e uma da rede estadual.
postada em 16/05/2025 16:44 - 1383 visualizações
Fotos
-
Foto: Marcelo Martins
-
Foto: Marcelo Martins
-
Foto: Marcelo Martins
-
Foto: Marcelo Martins
-
Foto: Marcelo Martins
-
Foto: Marcelo Martins
-
Foto: Marcelo Martins
-
Foto: Marcelo Martins
Mais notícias parecidas com Blumenau é a cidade do Brasil com mais projetos inscritos no Prêmio Nacional de Educação Fiscal
CEI Frei Odorico Durieux promove exposição com peças feitas a partir do reaproveitamento de fibras naturaisCEI Nazaré comemora 70 anos de história neste domingo com celebração especial
Jogos da Primavera chegam à 50ª edição e inscrições seguem até 2 de junho
Estudantes da Rede Pública Municipal de Ensino se destacam no Torneio de Capoeira de Blumenau