Google+


Abril tem programação especial em alusão ao mês de Conscientização da Segurança nas Escolas
As ações são promovidas em escolas e CEIs para fomentar a segurança integral dos estudantes e dos profissionais

O mês de abril será marcado pelo Mês de Conscientização da Segurança nas Escolas. A data ficou instituída por meio da Lei 9.356 sancionada pelo prefeito Mário Hildebrandt. Durante o mês, diversas atividades serão promovidas em escolas e CEIs pelas secretarias de Educação (Semed),Trânsito e Transporte (SMTT), Saúde (Semus) e Comunicação Social (Secom). 

“A segurança nas escolas é uma responsabilidade nossa, mas que também requer o envolvimento de toda a comunidade. Este mês será dedicado a aumentar a conscientização sobre questões de segurança nas escolas e também fornecer  informações para nossos alunos, pais, educadores e membros da comunidade”, comentou o prefeito, Mário Hildebrandt.

O calendário inclui atividades como construção de cartazes, bilhetes e livrinhos, interação com música, contação de história, teatros, rodas de conversas com temáticas de respeito, cuidado e combate ao bullying. Além disso, algumas ações de fortalecimento de vínculos comunitários e familiares também serão promovidas nos Cras do município, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social (Semudes). 

Vale destacar que algumas atividades envolvem toda a comunidade escolar além de colaboradores como os dias do Branco e do Abraço, realizados pela Semed, e o Jantar em Família, no CEI Pastor Nirton dos Santos. A PMSC também participa com formação sobre o tema “Terrorismo Doméstico”, para os profissionais da Semed, e a Cruz Azul com capacitação de prevenção às drogas e sinais de violência para os vigias armados da Orcalli. 

Em algumas ações haverá a participação de pais de crianças vítimas da tragédia de Abril de 2023, como na live no dia 5, às 19h, com o tema "Não Terceirize o Amor". Eles também estarão nos CRAS com a mesma palestra para os usuários. E no dia 7, às 19h, na missa na Catedral São Paulo Apóstolo, para toda a comunidade.   A Semus também vai promover o Seminário esperança e resiliência, por inscrição com vagas limitadas. 

“A segurança não é apenas uma preocupação, mas sim um requisito essencial para o aprendizado e o bem-estar dos nossos estudantes e servidores. As nossas escolas e CEIs são ambientes no qual nossas crianças desenvolvem o seu aprendizado e também socialmente, é necessário trabalhar um tema tão importante como a segurança com nossos estudantes e é exatamente isso que vamos fazer ao longo deste mês”, declarou o secretário de Educação, Alexandre Matias.

"Em abril fará um ano do ataque que vitimou nossas crianças e marcou para sempre todos nós. Enquanto poder público não deixaremos o assunto da segurança esfriar e promoveremos todas as ações para garantir a permanência da vida das nossas crianças sempre", finaliza a vice-prefeita, Maria Regina de Souza Soar.

Assessora de comunicação: Júlia Gabriela Vanderlinde 



postada em 28/03/2024 14:52 - 854 visualizações



Fotos