Google+


Distrito de Inovação de Blumenau realiza oficina no mês de novembro
Comunidade pode realizar sua inscrição para poder participar do processo construtivo de um Masterplan

O município está caminhando a passos largos para a implantação em definitivo do Distrito de Inovação de Blumenau (DIB) e uma das últimas etapas do processo é a realização de uma oficina, visando que a população participe ativamente do processo de construção do DIB, contribuindo com ideias, sugestões e demandas para o desenvolvimento do distrito.

Promovida pelas secretarias de planejamento urbano (Seplan) e de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Empreendedorismo (Sedec), a oficina irá compor um conjunto de ações para a criação de um Masterplan para a região que compreende parte do bairro Itoupava Seca.

Masterplan é um documento que ajuda a orientar o desenvolvimento futuro de um determinado território. Ele oferece orientações sobre diferentes projetos que precisam ser executados ao longo dos anos para que a comunidade possa atingir seus objetivos de longo prazo, sejam estes voltados a inclusão, tecnológico, ou qualquer que seja a necessidade.

Conforme o secretário de planejamento urbano, Éder Boron, a participação da população na oficina é fundamental para garantir que as necessidades e aspirações da comunidade sejam consideradas no planejamento do DIB. “O nosso objetivo é trazer a comunidade para esta construção coletiva do Masterplan, de modo que tenhamos um dispositivo pautado pelas reais demandas dentro deste contexto local”, observa.

A oficina ocorrerá presencialmente, das 13h30min às 19h30min do dia 28 de novembro, nas dependências do Centro de Inovação de Blumenau. Os interessados em participar devem se inscrever através do formulário disponível em bit.ly/oficinadib até o dia 27 de novembro. Devido à natureza das dinâmicas a serem aplicadas, há um limite de 60 vagas - a serem preenchidas por ordem de inscrição.

DIB

O distrito é uma ação conjunta da Prefeitura com diversas entidades, como a Furb, CIB, Instituto Gene, Associação Empresarial de Blumenau (Acib), Blusoft e Associação de Micro e Pequenas Empresas de Blumenau (Ampe) e tem como intuito buscar a articulação de três eixos prioritários: inovação urbana, econômica e social, ligando vários atores sociais e econômicos e implementando suas estratégias, ações e políticas no território e na cidade. O objetivo do DIB é de construir o conceito, as diretrizes, o formato, a delimitação, os objetivos e os recursos envolvidos necessários para o desenvolvimento de uma cidade ideal.

Oficina Participativa do Distrito de Inovação de Blumenau

Data: 28 de novembro de 2023
Horário: das 13h30 às 19h30
Local: Centro de Inovação de Blumenau, Rua São Paulo, n. 3366, Itoupava Seca, Blumenau
Inscrições: bit.ly/oficinadib 



postada em 24/10/2023 09:52 - 799 visualizações



Fotos