
Blumenau tem trabalhado para aumentar a mobilidade urbana e a acessibilidade. E um dos principais objetivos é a ampliação das ciclovias e ciclofaixas, incluindo principalmente a ligação entre pontos que já detém a faixa destinada aos ciclistas.
De acordo com os parâmetros de avaliação do smart cities, ou cidades inteligentes, Blumenau detém 116 km de ciclovia ou ciclofaixa, o que daria 30,7 km para cada 100 mil habitantes, atendendo a norma ISO 37120.
Destes 116 km, 93 são de ciclofaixa e 23 km de ciclovia. Mas o município oferece ainda cerca de 31 km de passeio compartilhado, que justamente fazem a conectividade entre as rotas cicloviárias, permitindo que os ciclistas sigam uma rota contínua entre os bairros da cidade, chegando então a 147 km de malha cicloviária.
Conforme o secretário de Planejamento Urbano, Daniel Maffezzolli, o trabalho de expansão prossegue. “Temos ainda uma defasagem em alguns pontos específicos de Blumenau, mas estudos e projetos seguem em elaboração, para que consigamos avançar ainda mais neste crescimento de nossas ciclovias”, afirma.
Recentemente Blumenau concluiu importantes obras de mobilidade como as revitalizações das ruas Frederico Jensen e dos Caçadores, que certamente ajudaram nesta ampliação da malha cicloviária da cidade. Até o final de 2025, a partir da conclusão das obras em andamento, Blumenau deve chegar a 150 km. A Seplan segue com estudos para ampliar esse número nos próximos anos.
Assessor de Comunicação: Fernando Gonzaga
postada em 05/06/2025 07:54 - 252 visualizações
Fotos
Mais notícias parecidas com Blumenau trabalha para ampliar número de ciclovias na cidade
Blumenau anuncia nova ponte na Itoupava Norte financiada pelo BRDE para impulsionar desenvolvimento regionalComunidade do bairro Passo Manso é contemplada com nova praça
Parque Linear do Testo Salto tem ordem de serviço assinada
Bicicletas elétricas para locação chegam a Blumenau