Google+


Blumenau ganha mais de 10 km de ciclovias e ciclofaixas em 2018
Com 97 km de malha cicloviária, Prefeitura pretende chegar a extensão de 120 km em 2019.

Incluindo a entrega do prolongamento da Rua Humberto de Campos e a implantação de ciclofaixa na Rua João Pessoa, a Prefeitura de Blumenau, somente em 2018, ampliou em mais de 10 km a malha cicloviária do município. Atualmente, a cidade possui cerca de 97 km, mas a projeção da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur) é de chegar a 120 km em 2019.

Desta forma fica clara a dedicação da Prefeitura, por meio do Plano de Mobilidade Urbana, em promover o desenvolvimento do sistema viário e a melhoria dos deslocamentos não somente aos motoristas, mas também aos ciclistas e pedestres. Um dos indicadores do Plano prevê a ampliação e interligação da malha cicloviária do município. Em longo prazo, a ideia é que a cidade tenha ao menos 155 km.

Blumenau detém números satisfatórios diante do cenário nacional, com posição entre as cidades com a maior extensão de malha cicloviária, superando, por exemplo, as capitais Florianópolis, Belém, Belo Horizonte, Campo Grande e João Pessoa.

“Temos um grande desafio quando se fala em ampliar e interligar a malha cicloviária, porque encontramos em nossas vias urbanas muitas áreas já consolidadas, que muitas vezes impossibilitam a implantação de uma pista exclusiva para ciclistas. Mas diante das alternativas existentes, temos evoluído neste sentido e hoje a maior parte dos projetos que executamos já contemplam área para tráfego de bicicletas”, avalia o diretor de planejamento viário, Julian Plautz.

As diretrizes do Plano de Mobilidade Urbana estabelecem as metas para garantir um futuro mais harmonioso entre ciclistas, pedestres e motoristas. No entanto, para conseguir chegar lá, é preciso que a comunidade tenha compreensão durante os momentos de obras. “Estas intervenções tornarão a cidade um lugar mais acessível e seguro”, acrescenta Plautz.

 

Assessor de Comunicação: Fernando Gonzaga



postada em 11/12/2018 11:00 - 534 visualizações



Fotos
  • Foto: Marcelo Martins